domingo, janeiro 11, 2026

O TORCICOLO - TEATRO PELA AJIDANHA

 Hoje carreguei o meu passe ferroviário para ir de comboio a Pombal ver a representação desta peça, o Torcicolo, recentemente estreada pela Ajidanha em Idanha-a-Nova (link para apresentação no blogue Ajidanha). Foi a primeira apresentação noutra localidade. Não é para aqui deixar a minha crítica (fica para uma próxima oportunidade), mas ainda assim aconselho vivamente a quem possa um dia destes assistir. É uma sátira muito actual.

Fui de bicicleta, com os alforjes carregados de clementinas e uma dezena de boas laranjas, para actores e técnico levarem de volta a casa. E coloquei a bicicleta no comboio em Alfarelos - Granja do Ulmeiro, num intercidades. Num pulinho estava mesmo por trás do cine-teatro, que ainda não conhecia, muito boa sala, por sinal.

Para variar saí de casa já com o tempo muito curto e tive que pedalar muito bem para apanhar o comboio, quando cheguei à estação já lá estava o comboio paradinho.

Para o regresso lá apanhei um comboio regional até Coimbra, que depois deu lugar ao comboio regional para Aveiro, mas saí na Curia, para depois ir a pedalar até à casinha gandaresa.

A peça teve início às 17, fui de tarde, mas já voltei de noite. E no regresso apanhei alguns períodos de chuva miudinha, mas ia preparado para isso.

Em Pombal ainda tive tempo de fazer uma volta de reconhecimento pelo centro e subi ao castelo. Fiquei muito bem impressionado, tinha lá estado há pouco tempo por altura do Natal, mas dessa vez não deu para ver quase nada, para além da feira de Natal e actividades de entretenimento.

Sem comentários: