segunda-feira, outubro 06, 2025

DISCORDÂNCIA PORTAL PARTICIPA - PAINÉIS COM DESTRUIÇÃO DE ECOSSISTEMA E LINHAS DE ALTA TENSÃO COM DESTRUIÇÃO DA PAISAGEM

 Um projecto que entra em conflito com os valores de preservação do ambiente e o desenvolvimento de outras actividades, como o turismo. Aqui está o que escrevi no Portal Participa, antes que o projecto deixe de estar aberto a comentários (termina dia 9):

"Este é mais um projecto megalómano que concentra a produção de electricidade fotovoltaica em vez de se apostar na descentralização e em telhados e coberturas solares, com a agravante de intervir em espaços naturais, que são património público, e de instalar mais postes de alta-tensão e linhas em dezenas de quilómetros, colocando em causa a preservação de espécies protegidas e a preservação da própria paisagem, igualmente património público. Estraga-se o que é de todos, para dar um jeitinho a entidades privadas de gente "amigalhaça".

Deixo aqui a minha opinião e a minha oposição a este projecto, tendo plena consciência que as entidades do governo usam estes esquemas participativos apenas para abrirem a porta a uma falsa sensação de que os projectos em discussão pública podem ser transformados ou anulados se houver uma grande participação e a apresentação de argumentos importantes.

Em última hipótese, havendo graves violações da legislação em vigor (a qual já é bastante permissiva a projectos que degradam  o património público para favorecer esquemas financeiros), tudo poderá acabar por ser analisado por um tribunal, mas mesmo aí será preciso ter sorte para, como é voz corrente, os juízes serem competentes e impermeáveis a favorecimentos ou trocas de favores."

A vontade de participar nestas coisas é pouca. Para a próxima em vez de discordar acho que vou vestir a pele do AD - Androlfo Donaliago, acho que vou concordar e fazer esse discurso estúpido de achar bem o favorecimento a negociatas privadas que exploram aquilo que é de todos.


Sem comentários: