Ainda a propósito do que deixei aqui sobre a participação na Caminhada de Outono no Cabeço Santo, lembrei-me que seria bom registar aqui a receita que escrevi, com base na receita dada por uma grande amiga e grande cozinheira de coisas alternativas, do salame que levei para o piquenique desse dia. Aqui fica ela:
SALAME DE CHOCOLATE - versão VEGANA (by Sara Jordão Biscaia)
1 pacote de bolachas Maria (sem derivados do leite nos ingredientes)
1 tablete de chocolate culinário
1 dl de bebida vegetal
1 punhado de pistácio tostado e salgado
1 punhado de avelãs tostadas
cacau em pó para polvilhar (opc.)
Usei um pacote de bolachas 200g Maria Integral Auchan, ao qual retirei 4 bolachas, para não ficar com muita bolacha, e parti aos pedaços para dentro de uma tigela todas as outras.
Triturar os pistácios e as avelãs, ou picar com faca, de modo a obter pedacinhos pequenos mas ainda visíveis. Misturar com os pedaços de bolacha.
Depois parti os 200g da tablete de chocolate (usei uma com 52% de cacau) em pedaços, e levei a derreter junto com a bebida vegetal, devo ter usado 1 decilitro, mas pode levar um pouquinho mais, a ideia é obter uma massa pastosa, mas suficientemente mole para envolver as bolachas, e suficientemente espessa para ao arrefecer ganhar a consistência do salame. Pode ser derretido em lume muito baixinho ou no microondas.
Deitar esta pasta ainda quente para dentro da tigela com os outros ingredientes, misturar tudo bem misturado e depois despejar em cima de papel vegetal, para enrolar em forma de salame, prensando bem.
Levar ao frigorífico. Quando estiver rijinho, antes de levar para qualquer lado, pode-se retirar o papel cuidadosamente e polvilhar o salame com cacau em pó (na receita original de um salame de chocolate polvilha-se com açúcar branco granulado, e há quem deite umas gotinhas de aguardente, também fica bom e continua a ser vegano), aproveitando o papel de enrolar para ajudar a espalhar o pó. Pode voltar a embrulhar-se para transportar.
Depois é só cortar às fatias e deliciar-se moderadamente. Ou à fartazana, porque cada um sabe de si.
Sem comentários:
Enviar um comentário