domingo, junho 20, 2021

PENSAMENTOS DE JUNHO

Ora aqui está de volta o Malfadado. Muito trabalhinho de campo, mas também muita e boa cultura, têm como resultado quase um mês sem vir aqui deixar as novidades. Pelo meio um aniversário, o 57º, com dois piqueniques e sem tempo para muito mais do que aproveitar os momentos de convívio com as gentes que trago no coração. 

Mas deixemos para depois os pequenos nadas e vamos ao que interessa mais na vida, a cultura e a liberdade. Num documentário que passou esta semana na RTP 2 a Sara Baras deu grande destaque à importância da liberdade e é isso que, por viver num país livre, consegue fazer na sua arte impressionante. Ora espreitem aqui:

E passo da novidade para mim, para uma das enormes cantoras espanholas, que revimos esta semana no nosso regresso aos espectáculos ao vivo, depois do 2º confinamento obrigatório. Fomos a Águeda, e vimos uma das 3 apresentações da grande Silvia Perez Cruz no Festim, Festival de Músicas do Mundo. Fica aqui este youtube (aqui já há mais de meia dúzia de anos com o nosso Júlio Resende) para despertar a curiosidade a quem nunca a viu ou ouviu:  

Foi nestes dias de muitos trabalhos que acabei de ler a grande obra do Jorge Amado, Tereza Batista, Cansada da Guerra. E que participei On Line na tertúlia dos Caminhos de Leitura, festival literário de Pombal, que juntou Ondjaki, Mia Couto e a ilustradora Danuta. Quanto mais leio mais pena tenho de não conseguir ler mais livros. Mas livros assim como este do Jorge Amado, que um dia destes vou lembrar aqui no Malfadado de forma mais demorada. 

Quero aproveitar este momento para explicar aqui aos meus amigos que deixei de usar o Facebook, por razões de higiene, não foi uma desistência (onde é que eu ouvi isto???). Voltei a ter alguma actividade por causa do activismo, mas não uso como forma de comunicar. Por isso deixo aqui a todos os amigos (e ainda foram muitos...) que nessa plataforma me deixaram palavras de amizade, o meu agradecimento e um bocadinho de amor na forma de saudades de um encontro ao vivo, longe das coisas da informática ou dos smartphones. Eu continuo com apenas um telemóvel, que dá para receber chamadas, mas como é um tarifário livre e me passaram a cobrar despesas de manutenção se não gastar um mínimo por mês, deixei de fazer carregamentos. E como tal não faço chamadas para ninguém, por não ter saldo. Ando assim pendurado nos telemóveis dos outros, já quase sempre smartphones, claro. Mas o meu é ainda um telemóvel, coisa do passado. 

Bom aproveitem bem o tempo para ajudar em pequenos projectos perto de vocês, quem sabe um dia esses projectos possam merecer a atenção das televisões. Como aconteceu com o Cabeço Santo, onde de repente apareceram duas reportagens que podem, e devem ver. Links aqui neste texto (clicar), que está no melhor blogue ibérico de projectos de conservação da natureza. Podem até ajudar a organizar manifestações, mas tenham cuidado porque os fascistas ainda andam por aí. Que o diga a minha amiga Ksenia, cujos dados pessoais foram dados de bom grado ao KGB. Vergonhoso é o mínimo que se pode dizer desta actuação dos políticos nacionais.

 E já agora um resumo de um filme muito engraçado e comoventemente lindo que apanhámos este mês na RTP:

Sem comentários: