quarta-feira, agosto 19, 2020

MARIA DO CARMO BICA - HOMENAGEM PÓSTUMA

De facto fiquei chocado com a notícia, porque desconhecia que esta minha amiga estivesse sequer doente. Uma activista que certamente se esgotou de corpo e alma nas suas lutas, mais do que defensora da agricultura biológica ela defendia os agricultores do Mundo Rural. Estava ao lado das pessoas no campo, mas também na cidade. A Carmo Bica foi uma bica cheia para a sociedade portuguesa, onde muitos gostam mais que as pessoas sejam bicas curtas, ou garotos. Nesta morte prematura muitos verão uma vida curta, mas eu vejo uma vida cheia, em pouco menos de 60 anos ela fez o que as pessoas normais não fazem em 120. E estava aí para continuar a dar-nos de si, esquecida dela própria.
Fica um bom registo de memórias a sua página de Facebook (link aqui), para quem quiser saber de onde veio, o que fazia para matar a desigualdade na sociedade, o que fazia para lutar pelo planeta, agindo localmente e pensando sempre globalmente, porque a sua visão desde sempre foi muito para além da sua terra. E este link para o Esquerda.net, com um belo texto sobre a nossa amiga (clicar aqui).
E diz-me o Facebook que temos 30 amigos em comum. Junta gente do bloco de Esquerda, como não, mas junta também colegas da Escola Superior Agrária de Coimbra, onde coincidimos nas mesmas aulas durante um ano e ficámos amigos para a vida. E depois reconheço amigos da Agrobio, da Quercus, activistas da defesa do mundo rural, gente que não pára de lutar por um mundo melhor.
A Carmo Bica foi obrigada a parar quando chegou a sua hora de deixar lugar para outros, neste ciclo da vida que juntos aprendemos a amar.
Gostava de ter tido mais tempo ao pé dela, mas as vidas só se cruzam quando o acaso nos proporciona o convívio. E quando as lutas não nos dão descanso, o tempo para os amigos é sempre muito dividido. E fico chateado por não ter sabido que estava doente, gostava de ter estado mais presente nesta luta final.

1 comentário:

João Paulo Pedrosa disse...

Link para edição especial do jornal Gazeta da Beira, com muitos testemunhos: https://gazetadabeira.pt/homenagem-a-maria-do-carmo-bica/