domingo, maio 22, 2016

GRANDE O IMAGINARIUS

Terminou ontem este festival de Teatro de Rua. Todos os anos aparece aqui no Malfadado uma referência, mesmo quando não consigo ir a Santa Maria da Feira. Este ano fui de bicicleta e para além das excelentes intervenções artísticas a que assisti, e uma pequena feira de artesanato só com coisas boas, tenho que expressar aqui o meu agradecimento à organização, pois das vezes a que tive que recorrer quer a voluntários quer à equipa profissional foram mais do que atenciosos e simpáticos. Quando cheguei de bicicleta (entre Ovar e Santa Maria da Feira fui a pedalar) e fui logo lá para me ajudarem na questão de parqueamento da bicicleta num local seguro, ofereceram-me uma garrafa de água! Quem sabe um dia coloque aqui uns vídeos sobre as coisas mais impactantes que vi em termos de cultura.

Esta semana que passou tinha já ido assistir a um concerto no pequeno auditório do Museu do Brincar, aqui em Vagos. De Jazz!!! Foi no dia dos museus, um serão com boa poesia e boa música, e no final ainda um beberete para convivermos. Há boas oportunidades que as pessoas perdem...

Houve também teatro recentemente, mas esse perdi, com o Grupo Fantástico a representar o Há Petróleo no Beato.

Ainda em Vagos, mas com bilhete (um preço mais do que simbólico) fui assistir a uma peça de teatro há umas semanas atrás, em meados de Abril. Boa peça e bem interpretada, mas com um prelúdio musical e introdutório muito extenso. Como a peça se prolongou para além das 23 horas não resisti ao peso das pálpebras. Aqui fica a informação da peça levada à cena pelo Núcleo Experimental do Fantástico:
CONSUMMATUM EST
Baseado na obra de Joe Orton "Loot"
Uma apresentação do Fantástico, nos dias 22 e 24 de abril, às 21.30, no CER.
Sinopse:
Uma casa de luto com a prolixidade de um esplêndido mentiroso a improvisar uma grande falsidade....
Contrariando o curso natural das farsas, nesta casa "há que manter as aparências". Mesmo que todos saibam qual é a verdade...

"Não percebes nada da lei. Eu não percebo nada da lei. É isso que nos torna iguais perante a lei."
"Estou de pousio. Ando a ver se ganho balanço para me casar"

Ficha Técnica:
Direção - Núcleo Experimental do Teatro Fantástico
Produção - Fantástico - Grupo de Teatro da Santa Casa da Misericórdia de Vagos
Interpretação - Artur Rosa, Filipe Sarabando, Jorge Ribeiro, Miguel Barroca, Nuno Lemos, Pedro Pereira, Sara Morgado, Vânia Santos
Música original - Jorge Pandeirada
Sonoplastia - Jorge Pandeirada
Desenho de Luz - Fernando Morgado, Filipe Sarabando
Operação de Luz - Fernando Morgado
Design e Comunicação - Artur Rosa, Filipe Sarabando, Joana Cheganças
Fotografia - Jorge Ribeiro
Vídeo - Jorge Ribeiro
Figurinos - Joana Cheganças, Sara Morgado
Cenografia e Adereços - Ângelo Almeida, Joana Cheganças
Caracterização - Cristiana Graça, Sara Morgado

Sem comentários: