terça-feira, abril 05, 2011

MALFADADO PELAS TECNOLOGIAS ECOLÓGICAS

Esta história não se conta em duas linhas...
Mas vou tentar resumir! Desde o ano passado que de vez em quando ficava constipado. Muitas vezes, mesmo! Os mesmos sintomas, dores de cabeça, nariz a pingar, mal-estar, tosse. E muitas vezes coincidia com trabalhos de campo, se ia trabalhar um dia, ou dois seguidos, no dia a seguir geralmente já estava doente, e lá andava uma semana de dieta, até voltar a estar bem.
Há mais de uma semana fui de malas aviadas para um pequeno périplo de trabalho de campo e reuniões, Ericeira, Sintra, Lisboa!
Na Ericeira andei 3 dias bem, a trabalhar, e na tarde do 3º dia tinha que ir a Sintra entregar umas coisas que tinha levado de Coimbra. Tudo bem, bom ritmo de trabalho, mas também não exagerei do esforço. Antes de sair lá fui ao meu banhinho, para tirar o suor e toda a poeira. Quando chego a Sintra sinto um arrepio de frio e à noite já estava mal, no dia seguinte ainda pior. Confirmava-se... sempre que trabalhava, ficava doente! Mas lá fui para Lisboa, de bicicleta e comboio. À noite fui dormir a casa da minha tia Maria Luísa, ali para os lados do Colégio Militar, e em conversa lá contava as minhas maleitas, e de como tinha acontecido entre Ericeira e Sintra, depois do trabalho um banho de água quente para não ter um choque térmico, e passado um par de horas já me estava a sentir doente.
Ora a minha tia é uma pessoa muito atenta e sensível, e perguntou-me logo se eu já não tomava banho de água fria, como fiz durante muitos, muitos anos. Respondi que não, que agora, desde que tinha um sistema de aquecimento solar de águas, tecnologia ecológica, me tinha convertido à água quente.
E diz-me ela, que também é adepta do banho frio, que a minha doença era precisamente por tomar banho com água quente, uma vez que ela também já se constipou nas mesmas circunstâncias, explicando que os nossos sensores da pele estão programados para aquilo a que estamos habituados, se estamos habituados à água quente, um banho de água fria e zás, é doença certa. E vice-versa!
E não é que se passa isso mesmo? Fez-se logo luz no meu cérebro, por isso associava a doença ao trabalho, com o cansaço e a água quente, era certinho que ficava doente. E como o banho era obrigatório no final dos meus trabalhos, a doença vinha logo anexada.
Agora imaginem que eu ia ao médico dizer que andava mal, quantas coisas e voltas ele não daria e nunca descobriria a razão de eu andar doente!
Agora já tou em forma!!!!

Sem comentários: