domingo, maio 31, 2009

FIM DE MAIO

Há uns tempos que não escrevo aqui nada, mas é apenas porque tenho andado muito entretido a fazer mil e uma coisas. Nada de muito grave, pois então!
Era até para ter escrito a semana passada aqui umas coisas, e depois mandar um emilio colectivo, a convidar para a minha festa de aniversário, que decorreu no dia 29 de Maio, em Santa Maria da Feira, mas ainda bem que não o fiz, pois a festa foi mesmo muito concorrida, e só com as pessoas que ali estavam já era uma multidão!

Mas vamos por partes...

Depois do fim-de-semana em Madrid estava na calha um fim-de-semana de convívio com os meus colegas do curso de Produção Animal, uma repetição de um encontro que tinha ocorrido no ano passado em Paços de Vilharigues, Vouzela. Mas eis que a dona do restaurante e nossa colega de Escola Agrária, uma pessoa muito dinâmica e comprometida com o desenvolvimento rural, no fim-de-semana previsto tinha um compromisso e vai daí desafiou-nos a fazer o nosso convívio noutro local: a MANIFESTA 2009, um encontro com muita animação sobre o desenvolvimento local, em Peniche. Ora aceitámos a ideia, organizando um piquenique, mas com o aproximar do dia, e com as previsões de mau tempo e com a constatação de que todos os participantes (à excepção da nossa dinâmica colega de escola) se iam deslocar do norte de Peniche, o Paixão propôs que o piquenique fosse antes na Figueira da Foz. E foi, conforme podem ver aqui nesta reportagem fotográfica, com legendas:
fim-de-semana Figueira Maio 09


Mas passados poucos dias tinha mais animação à minha espera. Um festival a que faço questão de assistir ano após ano, e que os meus amigos já estão fartos de me ouvir falar e gabar: o IMAGINARIUS, em Santa Maria da Feira.
Desta vez fui acompanhado pela Zeza e, logo no primeiro dia do festival, 5ª feira, 28, abrimos as hostilidades com um espectáculo dos "La Fura dels Baus", denominado Imperium, e que é um manifesto sobre a resistência dos povos massacrados pela repressão violenta. Depois desta experiência única, e para amenizar, assistimos a um par de espectáculos mais divertidos.

Ficámos alojados na casa dos nossos amigos Zé Duarte e Sandra (Sobreda-Canedo) e tinha pensado aproveitar a tarde do meu dia de anos, dia 29, 6ª feira, para visitar amigos do Porto, e depois seguir para a bicicletada, mas desta feita a do Porto. De atraso em atraso apenas consegui rever a Carina e conhecer em pessoa o meu sobrinho Cauã, que foi logo muito simpático e é um rechonchudinho bebé! Depois agarrei na minha Mobiky e lá fui participar na Massa Crítica - Bicicletada, podem ver aqui umas fotos e saber mais sobre esta actividade de participação cívica!

A festa de aniversário estava guardada para a noite, chegámos um pouco atrasados por causa do trânsito, mas nada de mais, porque o programa era extenso. Vimos um pequeno espectáculo de malabarismo com música, muito original, e depois fomos directos para perto das piscinas, onde vimos o final de uma super produção que envolveu uma companhia de teatro de rua francesa e a população do Concelho, do que vimos gostámos. Seguiu-se o final de uma actuação que juntou o ACERT com o Titanick Theatre, e que era um desfile com um pinóquio gigante que acabava num espectáculo apoteótico, com muita música, luz e água! A nossa noite acabou com um grandioso espectáculo de um grupo francês (que já tinha vindo à 1ª edição do Imaginarius), uma coisa assombrosa e que tenho que vos convidar a perder uns minutos para verem aqui no youtube uma parte da actuação. Vão mesmo à página do youtube - Les Commandos Percu (cliquem aqui neste link) e aí cliquem para ver em alta definição (HD), deixem ficar a carregar enquanto vão vendo outras coisas, e depois vejam uma pequena parte do que foi a minha festa de anos! Fiquei deliciado, fiquei comovido, fiquei satisfeito!

Dormir um pouco na casa dos nossos amigos, e levantar cedinho porque era dia de ir novamente a Lisboa manifestar o repúdio dos professores pela política deste governo. Cerca de 70 mil voltaram a encher as ruas, numa demonstração de unidade impressionante, em defesa de uma escola pública com qualidade! Apanhámos boleia do autocarro alugado por professores da zona de Santa Maria da Feira, porque no regresso da manifestação tínhamos ainda mais coisas novas para ver no Imaginarius. E acabámos a noite, pela madrugada adentro, dando por concluída a participação no Festival.

Mas não deu para dormir muito nessa noite, porque de manhã íamos os 4 para o Porto, para participar na Festa de Serralves, entradas grátis em todo o espaço e montes de espectáculos ao ar livre, bons e variados. Preparámos mais um piquenique, tal como nos dias anteriores, e lá fomos nós!

Mas nada como ver as fotos...

fim de Maio alucinante

Sem comentários: