terça-feira, novembro 25, 2008

MARMELADA




Palavras para quê?
As fotos ilustram bem o resultado final de ter feito uns dias em Arronches, em casa do Jacinto e da Tina, para aproveitar os marmelos e gamboas que por ali existem. Primeiro os da horta/jardim da casa deles, e depois fiz um périplo ali pelos lados da Esperança, apanhando marmelos em terras abandonadas, mas uns marmelos de muito boas qualidades organolépticas. Não só fiz estes doces todos, como ainda trouxe uns sacos com marmelos, para distribuir pelos interessados em também fazer doces e marmelada.
É que até mete dó ver tantos frutos por apanhar nas terras do interior, dizem que não dá rendimento, e realmente as coisas estão difíceis, pois os intermediários só compram os marmelos, já apanhados, a 8 cêntimos o Kg. É o costume, todos vão ganhar dinheiro com base na exploração do agricultor reformado, que ainda assim apanha os marmelos para não os ver estragar. Mas já há muitos que não tendo condições para fazer esse trabalho, a este preço, nem pensar em pagar a alguém para fazer a apanha.

Nota - este trabalho foi realizado em Outubro, mas só agora publico aqui a reportagem! Fotos por Jacinto Pascoal (ainda não tem site...)

1 comentário:

Rosina Ramos disse...

só não percebi se os quadros atraz dos boiões também tinham sido feitos com doce!?Mas estavam giros bem artisticos.