quarta-feira, julho 31, 2024

PASSEATA DE BICICLETA ORGANIZADA PELO NÚCLEO DE AVEIRO DA QUERCUS

 Foi sábado passado, dia 27, percurso à volta da Pateira de Fermentelos, ida e volta quase sempre pelo mesmo caminho. Grupinho jeitoso, algumas bicicletas não eram as mais adequadas, mas eu levei uma que acabei de reparar com a ajuda da malta da Ciclaveiro. Passou no teste, mesmo não sendo grande máquina ainda deu para dar uns empurrões. E ganhei "o prémio da montanha", na subida mais íngreme que enfrentámos. Esteve uma temperatura excelente para a actividade, e podemos ver fotos nesta publicação no Fb da Quercus (link aqui). A cadelinha Nadi estava comigo nesse dia, deu uma voltinha pelo local de saída e depois ficou dentro do carro, à sombrinha, aguardando e descansando. No próximo passeio já devo ir de bicla eléctrica, a minha Corratec com upgrade Swytch Go.



sábado, julho 27, 2024

POSTAL DO DIA FRESQUINHO - MARIA JOÃO E JOÃO FARINHA

 Da autoria de Luís Osório, um programa que nasceu na TSF, e agora passa na Antena 1. Porque é serviço público e a TSF já não é. Ontem mesmo saiu mais um texto destas crónicas, e que destaco aqui no Malfadado.

Não podendo elogiar melhor a melhor cantora dos nosso dias, como por acaso já fiz no meu mural do Fb ainda há pouco (como se pode ler aqui), partilhando também o postal do dia divulgado na página do cronista nessa mesma rede, resta-me falar aqui do João Farinha.

Se é bem verdade que a Maria João teve a coragem de participar no Festival RTP da Canção 2024, não é menos verdade que o outro compositor da música que foi a concurso esteve à sua altura, em termos de coragem, mas não só. O João Farinha dá pouco nas vistas em termos mediáticos, mas é sem qualquer dúvida um dos grandes do panorama musical português e internacional. Não é mais falado porque o seu mundo musical não é o mainstream, em português pode dizer-se que as suas composições não são para os ouvidos das grandes massas, da moda ou da fama comercial. Não confundindo com o João Farinha do fado de Coimbra, este João Farinha tem uma página de Fb pouco movimentada (link aqui), e aparece em muitos vídeos no Youtube, mas normalmente à boleia dos Ogre, colectivo que integra a Maria João. O João Farinha é co-autor da música que foi ao Festival e ficou pela emissão eliminatória. O João Farinha toca muito bem o piano, mas usa todos os teclados de forma brilhante, explorando novas sonoridades com as novas tecnologias. Ele abre novos caminhos musicais, caminhos em que a Maria João nos leva a passear de forma encantatória.

Mas o João Farinha é também uma pessoa de uma generosidade enorme, simpático e disponível, uma loucura saudável de viver de forma insegura num mundo musical particular. Solidário e de grande coração, quem esteve em Idanha-a-Nova na inauguração do Teatro Estúdio São Veiga pode comprovar como reagiu perante as adversidades técnicas (pois, o sobreaquecimento do seu computador...), mas também quando interpretou músicas sem ensaio, com as Adufeiras de Monsanto ou apenas com a Maria João, quando esta acedeu a cantar Beatriz, a pedido da plateia. 

Fica o link para a crónica no Postal do Dia (clicar aqui) e o link para a música composta pelo João Farinha, que não passou à final, mas passou, afinal, para a eternidade. Hoje é o dia de ouvir este grande músico, em directo na RTP, no Youtube.


quinta-feira, julho 25, 2024

UMA CURTA REFLEXÃO SOBRE O TEMPO

 3 DE MAIO - - - - 25 DE JULHO

Um quase trimestre passou desde que escrevi aqui no Malfadado pela última vez. Estamos quase em Agosto e voltei agora, quando queria ter voltado muito antes, mas na verdade o tempo não chegou para tudo. Não se pode parar o tic-tac, mesmo que hoje os relógios não façam tic e a TAC seja aquele exame médico que todos queremos não vir a fazer. E as TIC sejam as Tecnologias de Informação e Comunicação.

Vou então actualizar o meu Malfadado, distribuindo textos por estes quase 90 dias. Uma forma de parar a memória em letras e imagens e sons. O tempo não dá para tudo, mas deu para muita pequena coisa. Até para armar barraca!

quarta-feira, julho 24, 2024

O OLHAR DO LOUIS ARMSTRONG

Apanhei um bocadinho deste vídeo no filme que partilhei aqui ontem como conselho, e fui ao Youtube procurar o vídeo. Não tem a música completa, e no final estragam tudo com uma composição de viagens de digressão, mas aqui fica para podermos rever a troca de olhares dos músicos, e para uns minutos de deleite com a diva, que morreu faz este ano 65 anos. Mas continua viva, ao lado do Louis Armstrong e em todo o mundo.

terça-feira, julho 23, 2024

BILLIE

 Apanhei um documentário de 2019 sobre a vida de Billie Holiday, passou na RTP2 e estou certo que passou ao lado de muita gente. James Erskine foi o realizador que agarrou na história de uma jornalista americana, que andou a gravar entrevistas nos início dos anos 70. Linda Kuehl apareceu morta e as entrevistas ficaram perdidas no tempo. Até agora. Melhor do que um livro, este documentário está mesmo, mesmo, mesmo bem feito. Ouvimos as vozes de amigos e gente que passou pela vida da cantora, acompanhamos também um pouco da vida de Linda, através de testemunhos gravados agora, para este filme.

segunda-feira, julho 22, 2024

LA VIE EN ROSE

Este é o ano de Paris. Mais um que ficará na memória de franceses e dos amantes desta cidade. Aqui fica um pequeno video de um quarteto de swing, num concurso televisivo na Holanda, que agora em bom português se chama os Países Baixos.

domingo, julho 21, 2024

SAÚDE 1 - AMOXICILINA

 Já aqui tinha escrito que deveria escrever o registo das doenças, um histórico que ajude a explicar coisas aos médicos do futuro. Mas nunca mais arranjo a melhor forma de o fazer, como tal pensei que seria boa ideia registar aqui no Malfadado, de forma pública. Não interessará aos leitores, mas poderá ao mesmo tempo ser o veículo das notícias sobre como estou, evitando depois estar a fazer conversas de velhos com alguns amigos. Abro esta série com a notícia de que por estes dias ando a tomar antibiótico. Não me lembro a  última vez que tomei, deve ter sido também por causa dos dentes. E antes disso foi por causa de uma picada de carraça, vai fazer quinze anos (sim, pesquisei por carraça aqui no Malfadado, e lá está o registo!!!). Talvez esse tratamento esteja na minha ficha clínica, aqui no SNS em Vagos.

Estou então em tratamento com amoxicilina e ácido clavulânico. E o problema é que tenho mobilidade dentária nos molares de ambos os lados, em baixo. Já o tenho há alguns meses, mas só foi diagnosticado há cerca de 2 meses. Para o meu dentista a solução é arrancar já, se continuarem a dar incómodos. Mas eu gostava de saber se a situação pode, ou não, ser revertida.

O antibiótico foi receitado pelo dentista, mas nessa altura acabei por não o tomar, porque fui melhorando. Essa história ficará contada aqui no Malfadado, pois agora na minha vida há também um antes e um depois do 25 de Abril. É uma das histórias que estão atrasadas, mas que tem que ficar registada, pela sua curiosidade.

Sem medicamentos, mas com agulhas, registo aqui também uma coisa esquisita que me aconteceu. Vinha a pedalar e comecei a sentir uma espécie de cãibra na planta do pé esquerdo, que subia depois pela perna. Mudei a posição do pé e segui a pedalada até ao destino final, mas fiquei com uma ligeiríssima dor na perna. Fui à Drª Daniela, minha fisioterapeuta, e ela espetou-me umas agulhas em profundidade e já passou.

sábado, julho 20, 2024

ENTREVISTA A JOANA BOTELHO

 

Pois, quem é ela? A jovem realizadora de um filme em curta metragem que foi já premiado, Coney Island - As primeiras vezes (não deixo link para o trailer, porque não vi no youtube). Deixo-vos a bonita entrevista feita pelo Coffeepaste:

sexta-feira, julho 19, 2024

RESIDENTE COM JESSIE REYES

Mais uma música partilhada com os leitores do Malfadado. Porque se há músicas que se podem ler, e enviar aos amigos, as do Residente são dessas mesmo.

quarta-feira, julho 03, 2024

FAUSTO (BORDALO DIAS) - PARA OUVIR ONTEM, HOJE E AMANHÃ

Por este rio acima. Uma obra prima. A preto e branco. Genial. A ópera mágica do cantor maldito. Majestosa. O despertar dos alquimistas. Suprassumágico. Para além das cordilheiras. Inultrapassável. Madrugada dos trapeiros. Imperioso. Crónicas da terra ardente. Divino. Histórias de viajeiros. Hipersónico. Em busca das montanhas azuis. Inalcançável.

Morreu outro dos três, um ainda mexe e vou vê-lo na Festa do Avante. Vou ouvi-lo, principalmente!

Deixo aqui o link para um texto do blogue A Nossa Rádio, "Quando eu morrer", escrito a propósito da partida para o Olimpo dos cantautores de língua portuguesa, onde estão muitas vozes que ainda hoje nos elevam a alma, e que nos deixaram a sua herança por escrito, com assinatura reconhecida. Nesse link encontrarão uma bonita homenagem, e ainda ligações para ouvir essa música imortalizada pelo génio, bem como outras ligações importantes.