quarta-feira, fevereiro 08, 2023

A LUTA DOS PROFESSORES

A luta dos professores não é uma guerra contra ninguém. Quando os comentadores ou o próprio Presidente da República vêm dizer que os pais são prejudicados e podem passar a estar contra os professores, há que dizer que nos últimos anos o próprio Ministério da Educação fez um muito mau trabalho na promoção da qualidade dos seus professores e nas suas capacidades, fazendo com que a maioria dos pais estejam já contra as greves dos professores. Eles acham que quando há falta de resposta da escola pública a culpa é dos professores. Mas a culpa é do sistema, que é responsabilidade do Ministério. Nos últimos anos as mudanças no sistema são contínuas e a tudo os professores têm que se habituar. Em troca de algum reconhecimento superior? Em troca de algum reconhecimento dos pais? A grande maioria, para não dizer a quase totalidade dos professores trabalha em troca da valorização dos alunos enquanto futuros cidadãos, a sua satisfação é ver o sucesso dos alunos na aprendizagem. E muitos deles vão bem para além disso, querem em troca também a felicidade das crianças e adolescentes que lhes são confiados pelo sistema.

Deixo aqui também alguns links de artigos de opinião que merecem uma leitura, e que me ajudam a explicar a luta dos professores.




Como a minha família deve saber, e alguns amigos também, eu sou um professor desempregado, que está fora do sistema há muitos anos. Na última vez que trabalhei na Escola Pública denunciei o director da Escola Profissional ao Ministério da Educação, e na sequência da minha denúncia ele foi passado para outros cargos públicos. Mas eu também fui "posto de lado". E sinceramente, se esta escola pública não atrai os mais jovens para a profissão, menos me atrai nestas condições actuais. Mas não deixo de lutar pelos outros professores, mas principalmente pelos mais novos do sistema, os alunos, que merecem mais e melhor de um governo que tem vistas curtas e só sabe promover os seus boys e negociatas mal amanhadas. No próximo sábado, pela primeira vez nas lutas dos trabalhadores, professores e funcionários do concelho de Vagos vão encher um autocarro que sai de Vagos. Eu também vou!

Uma escola a lutar também está a ensinar.

Sem comentários: