sexta-feira, novembro 18, 2022

STOP VESPA, DO ICNF - NÃO HÁ QUEM FAÇA AÍ UM: STOP ICNF ?

Não gosto nada de dizer mal das instituições que têm o dever de cuidar das coisas do ambiente. Mas a minha experiência de cidadão dá-me vários exemplos de como essas instituições funcionam deficientemente, muito mal, ou sujeitas a processos que nos fazem desconfiar de esquemas de interesses vários (não se pode afirmar que seja corrupção).

Veja-se pois a minha experiência a propósito do controlo de vespa asiática. No ano passado, no final da época, deparei com um ninho num terreno onde ajudo a fazer a sua manutenção. Na área urbana de Vagos. Curiosamente passei naquele local várias vezes e só quando o abrunheiro perdeu as folhas é que o ninho ficou visível. Para mim e também para os vizinhos que habitam ali perto. Sabendo que o ICNF tinha um meio de accionar as equipas que eliminam os ninhos, usei esse meio (link para a plataforma STOPVESPA aqui ) para identificar o local e pedir a intervenção. E disse aos vizinhos que já o tinha feito, para ficarem tranquilos. Mas do ICNF ou da CM de Vagos nunca me responderam. Passado uma semana uma das vizinhas disse que tinha falado directamente com o técnico da autarquia e ele disse que não tinha recebido nenhuma comunicação do ICNF, e que iria encarregar-se de intervir. A intervenção acabou por demorar um pouco mais por causa do técnico ter ficado doente (COVID) e ser necessário esperar que acabasse o período de isolamento. Como não gostei nada de saber que o meu pedido tinha sido ignorado, e no sentido de se apurar o que se tinha passado com o meu pedido na plataforma, enviei um e-mail. Estávamos no dia 2 de Janeiro deste ano. Nada de resposta. Dia 12 de Janeiro insisti. Nada de resposta. Dia 24 de Março insisti no pedido de uma resposta. Nada de se darem ao trabalho de responder. Neste último mail ameaçava que sem resposta teria que denunciar esta situação publicamente. O que faço aqui e agora.

Se algum leitor tiver um contacto no ICNF ou de preferência na cúpula do Ministério do Ambiente, agradeço que encaminhe este assunto. Eu já não tenho paciência para isto. E quando virem um ninho de vespa já sabem, não digam nada, que aqueles senhores não gostam de trabalhar, preferem receber os salários que nós todos pagamos, e sou levado a pensar que também uma ou outra ajuda por ocasiões de celebração.

Sem comentários: