aqui se narram as aventuras de um portuguesito que desde tenra idade é vítima de erros vários, mas com abertura para outros textos de reflexão e de intervenção cívica
quarta-feira, novembro 30, 2022
SONGS FOR SHAKESPEARE - OGRE ELECTRIC
segunda-feira, novembro 28, 2022
DE BOCA EM BOCA
Em Mértola há um projecto que leva a cultura e o entretenimento aos cantinhos do concelho. Um projecto que deveria ser copiado e financiado por todas as autarquias deste nosso pequeno território. Orgulho nos amigos que ali andam a contar as vidas dos comuns mortais. Fica aqui o link para o site (clicar aqui), que merece ser explorado. Para quem ainda tem Fb fica também o link para a página onde podemos apreciar as histórias escritas pelo Pedro Bravo. E como estamos no final do ano, aqui trago a boa nova de que os bombons estão já disponíveis para encomendas e para serem enviados via CTT para qualquer cantinho afastado do Alentejo. Link também clicando aqui, para a página Fb de comercialização. O Pedro tem este dom raro de nos adoçar a alma, mas também o sangue. Ainda tenho deste mel Monte do Mato, que consumo relembrando quando andámos por aqueles lados de Mértola.
sábado, novembro 26, 2022
REALIMENTAR - UMA REDE DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL
Quando as notícias de rádio e tv se focam principalmente nas tragédias e coisas negativas, é bom poder divulgar neste blogue malfadado muitas coisas positivas. Uma delas é esta rede portuguesa, a Realimentar (link para o site clicando aqui), que conheci pelas minhas andanças nas coisas da Quercus. A Rede BICA aderiu a esta rede portuguesa, deve ser a organização mais recente a fazer parte. Muito importante tudo o que se faz por esta questão da soberania alimentar, mas também da segurança alimentar. É que continuamos a comer muitos resíduos (de plásticos e de venenos) sem termos a mínima noção de quais, de quantos e principalmente do que nos fazem ao organismo.
quinta-feira, novembro 24, 2022
COISAS BOAS DE COMPRAR
Se calhar é tempo de pensar nas compras de Natal. Mas a roupa é coisa de todos os dias. Aqui vos deixo a R-Coat, uma coisa com propostas bonitas e muito radical. O site com loja é este (link clicando aqui), mas depois podem também seguir nas redes sociais.
terça-feira, novembro 22, 2022
AS ÚLTIMAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS
Tinha para aqui guardados uns links para fazer a minha análise às últimas eleições autárquicas. Mas acabei por não ter disponibilidade. E deste modo não comentei a esperada reeleição nas autarquias de Vagos, as inesperadas vitórias de independentes em Ílhavo e em Castelo Branco. Fica para as próximas, que já não falta o mandato todo. Ainda assim aqui fica um importante estudo publicado no blogue Grazia Tanta (link aqui), que ajuda sempre a perceber o que se passa nas coisas da nossa democracia.
domingo, novembro 20, 2022
REVISTA BROTERIA - COM 120 ANOS
Não gosta nada das coisas das seitas religiosas. Mas Brotero (Avelar) foi um botânico que conheci em Coimbra e era Jesuíta. E os Jesuítas em Portugal lançaram ainda nos tempos da extinta monarquia uma revista, a que chamaram Brotéria - Revista de Sciencias Naturaes. Tem 120 anos esta revista, que começou na Beira Baixa, pela mão de professores. Mais sobre a revista no seu site (link aqui). Fica também o convite para lerem esta entrevista ao DN, de 2019, sobre os Jesuítas e o seu novo centro cultural no Bairro Alto, em Lisboa. (link aqui). A revista pode e deve ser assinada, pois claro!
sexta-feira, novembro 18, 2022
STOP VESPA, DO ICNF - NÃO HÁ QUEM FAÇA AÍ UM: STOP ICNF ?
Não gosto nada de dizer mal das instituições que têm o dever de cuidar das coisas do ambiente. Mas a minha experiência de cidadão dá-me vários exemplos de como essas instituições funcionam deficientemente, muito mal, ou sujeitas a processos que nos fazem desconfiar de esquemas de interesses vários (não se pode afirmar que seja corrupção).
Veja-se pois a minha experiência a propósito do controlo de vespa asiática. No ano passado, no final da época, deparei com um ninho num terreno onde ajudo a fazer a sua manutenção. Na área urbana de Vagos. Curiosamente passei naquele local várias vezes e só quando o abrunheiro perdeu as folhas é que o ninho ficou visível. Para mim e também para os vizinhos que habitam ali perto. Sabendo que o ICNF tinha um meio de accionar as equipas que eliminam os ninhos, usei esse meio (link para a plataforma STOPVESPA aqui ) para identificar o local e pedir a intervenção. E disse aos vizinhos que já o tinha feito, para ficarem tranquilos. Mas do ICNF ou da CM de Vagos nunca me responderam. Passado uma semana uma das vizinhas disse que tinha falado directamente com o técnico da autarquia e ele disse que não tinha recebido nenhuma comunicação do ICNF, e que iria encarregar-se de intervir. A intervenção acabou por demorar um pouco mais por causa do técnico ter ficado doente (COVID) e ser necessário esperar que acabasse o período de isolamento. Como não gostei nada de saber que o meu pedido tinha sido ignorado, e no sentido de se apurar o que se tinha passado com o meu pedido na plataforma, enviei um e-mail. Estávamos no dia 2 de Janeiro deste ano. Nada de resposta. Dia 12 de Janeiro insisti. Nada de resposta. Dia 24 de Março insisti no pedido de uma resposta. Nada de se darem ao trabalho de responder. Neste último mail ameaçava que sem resposta teria que denunciar esta situação publicamente. O que faço aqui e agora.
Se algum leitor tiver um contacto no ICNF ou de preferência na cúpula do Ministério do Ambiente, agradeço que encaminhe este assunto. Eu já não tenho paciência para isto. E quando virem um ninho de vespa já sabem, não digam nada, que aqueles senhores não gostam de trabalhar, preferem receber os salários que nós todos pagamos, e sou levado a pensar que também uma ou outra ajuda por ocasiões de celebração.
quarta-feira, novembro 16, 2022
A PROPÓSITO DO FUNDO AMBIENTAL E DA BUROCRACIA
terça-feira, novembro 15, 2022
segunda-feira, novembro 14, 2022
A MODA DAS ASSOCIAÇÕES PORTUGUESAS COM NOME EM INGLÊS
Mais uma, a Keep - Associação para a Paz, as Pessoas e o Planeta. Keepassociation.org .
domingo, novembro 13, 2022
AS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 2022
Pois foi, no final de Janeiro fomos chamados a votar. 2022 fica para a história como o ano em que o PS consegue nova maioria absoluta, oferta dos partidos da esquerda, que ainda por cima vão passar 4 anos com um défice nos seus orçamentos anuais de gestão da estrutura partidária, por força de menos votos, e por força de menos deputados. Na altura não analisei estas eleições, como não analisei as últimas autárquicas. Mas deixo aqui uma outra coisa (artigo no blogue Duas Linhas, link aqui) que fez com que estas eleições entrassem para a história. A repetição das eleições no círculo da Europa. O que atrasou a tomada de posse da nova assembleia da república e do novo governo. Quanto aos resultados eleitorais no geral, diria que foram muito surpreendentes em vários distritos. E sobre isso se falou muito na altura.
sábado, novembro 12, 2022
PARÓDIA MENOPAUSA
Aqui partilho um video muito bem feito e com muito sentido de oportunidade e humor, pois claro.
sexta-feira, novembro 11, 2022
À SOMBRA DO JACARANDÁ - A LITERATURA PARA TODOS
Um dia ainda hão-de reconhecer a literatura infantil como uma coisa fundamental na formação dos pequenos seres que trazemos ao mundo. Para já, estamos na época dos tablets para os putos ficarem entretidos. A minha amiga Celeste Gonçalves escreve e edita livros do outro mundo. Muito bons, já aqui os divulguei. Mas não divulguei ainda o seu blogue, por isso aqui fica (clicar aqui para ficar à sombra do jacarandá) , mesmo observando que o blogue não tem tido textos novos.