sábado, março 06, 2021

ENTRADA DE MARÇO, SAÍDA DO INVERNO

 Cá estou de volta às coisas que merecem uma referência aqui o Malfadado. E a mais bonita de todas está relacionada com o renascer das plantas, depois do frio e água a mais do Inverno. Pressionados por aderir à BICA (link para a página da rede no Fb) com a nossa casinha gandaresa, estreou ontem mesmo a nossa página oficial no Fb (link clicar aqui) que apresenta a casinha gandaresa e o trilho que está criado para dar a volta ao terreno que adquirimos, para asim o consagrar à defesa do ambiente: uma ilha no meio de uma guerra química e de zonas de eucaliptos. Acho que é o primeiro Eco-sítio de Portugal, e certamente é uma das poucas recuperações de casas em adobe que a transforma respeitando em grande parte a sua estrutura externa e interna, adaptando-a a uma casa de habitação 100% acessível (sem barreiras) e com níveis de conforto térmico e de humidade acima da média em casas novas. E será também a primeira em Portugal em que a recuperação se faz sem fechar a propriedade com muros ou vedações, mantendo o carácter aberto dos terrenos da zona gandaresa, permitindo a qualquer pessoa ir dar um passeio e percorrer o Trilho carriça e tritão, provando os frutos e respirando o ar puro.

Na Gândara já as árvores despontam, os salgueiros na zona mais florestal são os primeiros a arrancar, mas as ameixieras também já dão flor, enquanto os carvalhos ainda aguardam para explodir com o seu verde de esperança, e só os bogalhos pendurados vão fazendo alguma sombra sobre as ervas à volta dos bonitos troncos, ainda frágeis mas já anunciando, em promessa de vida, a bela árvore em que se vão tornar.

A beleza da Agricultura Biológica está bem patente numa entrevista que apanhei na TSF e que convido para ouvirem aqui (link para a rubrica Verdes Hábitos). São 7 minutos e meio em que uma portuguesa, meio americana e meio dinamarquesa explica como se estão a converter terrenos de guerra química em terras agrícolas. Os vinhos ainda não são de agricultura biológica, pois ainda estão em conversão, mas pelos preços já parecem. Se quiserem beber vinhos de grande qualidade e exclusividade, apoiando assim um projecto de futuro, comprem nacional aqui na loja das Cortes de Cima (link), alguns vinhos poderão estar com preços de promoção. E também produzem bom azeite. Mas preparem o cartão de crédito!!!!

Já plantei as últimas árvores este ano, levei-as para um pinhal de família na zona de Nelas. Foi um ano de fracas plantações, mas também semeei uns carvalhos aqui perto de Vagos, enterrando umas bolotas aqui e ali, dois ou três já os vi a espreitar com as primeiras folhas, ainda muito junto ao solo. Ainda sobraram umas nespereiras que nasceram fora do sítio, e uns loendros para levar para o Cabeço Santo, se calhar um dia destes vou para lá, com a minha pá, e coloco-os todos misturados, sabendo de antemão que vou ter que lá voltar para os regar nos primeiros dois anos, para garantir que enraízam devidamente e depois se aguentam para a eternidade (se não vier um fogo muito destrutivo entretanto, que faça um reset na eternidade).

Sem comentários: