sábado, junho 01, 2019

DIA DE ANIVERSÁRIO

Uma das coisas boas do Facebook é lembrar-nos que há amigos que fazem anos. Mas por outro lado, às vezes vemos que há amigos que fazem anos e não temos tempo para escrever umas simples palavrinhas. É o que geralmente me acontece… ou porque ando absorvido nas minhas lutas, ou porque tenho tantas coisas para fazer no mundo fora do pequeno mundo do Fb.
Mas a verdade é que ano após ano é sempre tão animador receber as várias mensagens de amigos e pessoas queridas, que o Fb acaba por ser o meio principal de transmissão, ao lembrar as pessoas de parabenizarem os seus amigos.
Este ano o dia correu menos mal, logo com mensagens via sms pela manhã (o primeiro foi logo o Rui Pinheiro, lembrando também a minha terra, Idanha-a-Nova). Depois foi a família e outros amigos, que ao longo do dia, por sms ou telefonando, me foram dando aquele carinho e relembrando na minha fraca memória alguns momentos de felicidade e lugares um pouco por todo o mundo. Mas entre os meus afazeres, e porque na curva dos 55 vou tomar algumas decisões importantes, não abri a minha página de Facebook. Deixei para hoje, e só hoje vi que foram 122 os amigos que ali deixaram uma mensagem, alguns deles em repetição, pois também o fizeram por sms ou telefonando.
E como a vida é feita de coincidências, no dia do meu aniversário ligou-me um amigo que já não vejo há (bem?) mais de dez anos, dos meus tempos do Monte Barata. Mas não por ser o meu aniversário, foi uma coincidência ter ligado neste dia. E por coincidência, ao relembrar outros tempos, pediu-me o telemóvel de uma cunhada, que me tinha ligado há poucos minutos para me dar aqueles beijinhos do dia. E por coincidência todos 3 fazemos anos a 29, de Maio, Junho e Agosto. E no dia 29 acertei 3 números no Totoloto. Não é grande fortuna, mas certamente nesse dia alguém teve a coincidência de acertar na chave ganhadora. Fortuna é ter amigos, isso sim, tudo o resto vem por acréscimo.
Outra das coisas boas do Facebook é que podemos fechar a nossa página a qualquer momento. Não estou a pensar fazê-lo (porque ainda assim fica o registo de muitas coisas que  aminha memória não guardou ou guardará), mas vou mudar o meu perfil e avisar todos os amigos que vou deixar de usar o Facebook para comunicar. Para comunicar via net vou usar apenas o meu e-mail, e apenas um. Tudo o resto vem por decréscimo da qualidade de vida.
Aqui ficam os meus agradecimentos a quem me deixou miminhos no Facebook. Para o ano, se o fizerem, não vão ter quem os leia, mas ali ficará registado. Menos Facebook e mais blogues, e o nosso mundo poderá ficar um pouco melhor. Menos e melhor informação. Menos stresse, pois claro.

Sem comentários: