domingo, julho 16, 2017

RESCALDO - COMBATE AOS FOGOS

O trabalho dos bombeiros é sem dúvida meritório. Mesmo se nunca houvessem vítimas, só o facto de trabalharem em condições muito adversas e de estarem a lutar contra fogos cuja origem está em erros de administração do território, já era uma coisa bastante destacável.
Mas ainda falta muita coisa no que diz respeito à coordenação no terreno, pois muitas vezes não se aproveita o conhecimento da realidade local.
Veja-se a reportagem que o Sexta às Nove passou recentemente, sobre os boys colocados pelo PS nos serviços da Protecção Civil. Não tanto a questão da política (com o meu amigo Rui Esteves a dizer que não, não é por nenhuma opção política que houve mudanças no corpo técnico), mas a parte em que os bombeiros foram para a zona do fogo e foram mandados embora pela coordenação.
E recentemente, no Cabeço Santo, quando houve aquele fogo que foi posto na zona de intervenção do Projecto de Conservação, há relatos de alguma descoordenação, pois os bombeiros não deram a devida atenção às pessoas do local.
Mas não é só aqui em Portugal, veja-se o que dizem os bombeiros espanhóis, andaluzes, a propósito de um enorme incêndio que destruiu parcialmente o Parque Nacional de Doñana (link para vídeo do Facebook).

2 comentários:

Zé Duarte disse...

Infelizmente a história repetiu-se. Os Bombeiros fizeram o que podiam e o que não podiam, mas num dia que se previa vir a ser a "tempestade perfeita" não era de ter posto avisos sérios nas rádios e televisões?? nas públicas pelo menos? Mas falando em demissões, quero fazer ecoar aqui uma pergunta do jornalista Pedro Coelho "Ainda é possivel demitir o Alvaro Barreto? É que neste ano temos assistido aos efeitos devastadores do seu erro base, que nenhum governo depois do ministro das celuloses reverteu." Fim de citação. Será que realmente algo será agora feito a este respeito? Ou ainda irão implicar com projectos como o Cabeço Santo dizendo que agora o subsidio agora será para máquinas de rasto capazes de abrir corta- fogos com 50 ou mais metros de largura? É que os governos encontram muitas vezes há estranhas formas de deturpar o que tem de ser feito.

João Paulo Pedrosa disse...

Gostei da citação do jornalista! Um dia destes actualizo o malfadado com um texto sobre o que se passou este fim-de-semana de Outubro, ainda estou a digerir e a recolher informações. Claramente os dinheiros da prevenção serão gastos em empresas de amigos, sobrando umas migalhas para quem trabalha no campo. E como os amigos têm máquinas que também usam nas empresas de construção...