segunda-feira, janeiro 24, 2011

TOU CONTENTE COM OS RESULTADOS

Aqui dá para ver de forma fácil os resultados por concelho, por freguesia e comparar números com 2006: http://www.tsf.pt/eleicoes/presidenciais2011/
Estaria mais contente se houvesse uma segunda volta, mas vê-se que os portugueses andam mais esclarecidos, que o Cavaco teve o apoio de muito menos portugueses (apesar da malta mais idosa ainda acreditar muito nas mentiras dos políticos), que o voto em branco pode vir a ter futuro e começa a assustar a partidocracia (que nunca o admitirá, pois claro!) e depois de Alegre em 2006, e do Nobre agora, está aberta a porta para uma candidatura verdadeiramente independente vencedora em 2016. Conhecem alguém que pudesse estar interessado em começar já a preparar o processo, alguém desconhecido mas com vontade e mérito?
Não posso é estar contente com o processo eleitoral, com as broncas ligadas à questão do cartão do cidadão. Uma vergonha absoluta! E o responsável não apresenta a demissão?? Já nem coloco a questão de o despedirem, pois os responsáveis máximos gostam de ver incompetentes como eles à sua volta!

segunda-feira, janeiro 17, 2011

O MEU CONDOMÍNIO

Mudei-me há algum tempo, agora vivo num condomínio. Um prédio, em Vagos. Construído vai para 11 anos, pertencendo a uma urbanização de outros prédios, outros condomínios. Os nossos prédios em conjunto têm um espaço comum, com acesso a garagens, campo de ténis, piscina e parque infantil. Como entre os vizinhos, ao princípio, ninguém se conhecia, para administrar as despesas comuns do nosso prédio, foram contratadas pessoas para fazer esse trabalho de gestão. Até aqui, tudo normal. Mas se fosse normal, não estaria aqui neste blogue... é que nesta altura de eleição de um novo presidente da república, lembrei-me que a situação, deste condomínio, não será por coincidência que mais parece a nossa república das bananas.
Vejamos: tem proprietários de apartamentos que estão emigrados, tem proprietários funcionários públicos e outros que trabalham no setor privado, tem desempregados, tem apartamentos onde há crianças, tem outros onde não.
Há alguns anos atrás foi contratada uma senhora para fazer a gestão da administração. Todos os anos fazia o seu relatório de contas, onde aparecia um dos condóminos que não pagava a devida contribuição. Mas todos os anos o orçamento era igual. As dívidas começaram a aparecer, pois o dinheiro coletado não chegava para as despesas. O que não pagava, abandonou o apartamento, que entretanto pertence ao banco que financiou a estadia deste chico-esperto, que continua a viver na região com um negócio ilegal, cheio de dívidas que nunca irá pagar. Entretanto, outro condómino tem as suas contribuições atrasadas, e as dívidas do nosso condomínio chegaram ao ponto em que ou se pagam ou temos serviços cortados.
A origem deste problema foram as pessoas que aqui vivem se absterem de participar na administração do prédio, confiando numa senhora com pouca formação para o cargo que ocupava, acreditando nos seus relatórios e nas suas informações os poucos que ainda iam às reuniões, e que decidiam sobre os assuntos todos. Agora está criada uma situação que passou por mudar para uma administração profissional, que é a mesma empresa que faz a administração dos outros prédios todos, mas também do espaço comum. E foi aprovado finalmente um orçamento real, em que todos os que pagam terão que pagar muito mais (o dobro do que pagavam) para que as dívidas com fornecedores fiquem saldadas.
E porquê a analogia com Portugal? Porque os poucos que participavam nas reuniões do condomínio, acreditaram numa pessoa que se dizia competente. E lhe davam o poder para fazer as coisas. Porque deixaram o das negociatas enriquecer e ir-se embora deixando dívidas incobráveis, sem nunca lhe terem arrombado a porta e lhe terem dado um enxerto de porrada. Agora, toca a pagar!

sábado, janeiro 15, 2011

ELEIÇÕES

Deixo aqui uma poesia de Mário-Henrique Leiria, sobre a participação cívica das pessoas.

A Nêspera

Uma nêspera
estava na cama
deitada
muito calada
a ver
o que acontecia

chegou a Velha
e disse
olha uma nêspera
e zás comeu-a

é o que acontece
às nêsperas
que ficam deitadas
caladas
a esperar
o que acontece


Mário-Henrique Leiria,
in Novos Contos do Gin Tónico

terça-feira, janeiro 11, 2011

NA QUERCUS TV

Documentário "Comprar, deitar fora, comprar" - Quercus TV (clicar em cima do link)

Um documentário de mais de 50 minutos, mas que é algo que preferíamos não saber. Mesmo quem tem o tempo mais preenchido, deve pôr o vídeo a correr e espreitar de vez em quando, porque é um testemunho impressionante! Perde-se a vontade de consumir, cuidado! Mas não se preocupem , que passa! Para bem das multinacionais!!!

domingo, janeiro 09, 2011

REFLEXÃO

Vêm aí as eleições!
Vou participar na campanha eleitoral!
Mas é maior a vontade de boicotar do que ir votar ordeiramente.
Tudo porque não conseguirei nunca compreender a obrigatoriedade de pagarmos todos para salvar empresas privadas, como os bancos, que andaram anos a burlar e a dar dinheiro a amigos, e, para cúmulo, temos um presidente da República, que foi um dos que lucrou com as burlas, e depois diz que para alguém ser mais sério do que ele, terá que nascer duas vezes.
O problema é que ninguém conhece um modo eficaz de boicotar uma eleição!

sexta-feira, janeiro 07, 2011

MALFADADO, MAS NÃO TANTO

Pois é, uns dias melhor, outros dias pior, este blogue faz 5 anos este ano, este mês de Janeiro! O primeiro texto foi sobre eleições presidenciais! Há 5 anos como agora, este é o tema da primeira metade do mês!

sábado, janeiro 01, 2011

BOA NOTÍCIA PARA COMEÇAR O ANO

Vamos ter um novo disco chamado Amoras e Framboesas, à venda brevemente. Mais informações aqui, basta clicar. A boa notícia continua: é que ainda tenho um frasco do docinho de framboesa e amora para enviar para a cantora que mais admiro!