domingo, julho 16, 2017

RESCALDO - COMBATE AOS FOGOS

O trabalho dos bombeiros é sem dúvida meritório. Mesmo se nunca houvessem vítimas, só o facto de trabalharem em condições muito adversas e de estarem a lutar contra fogos cuja origem está em erros de administração do território, já era uma coisa bastante destacável.
Mas ainda falta muita coisa no que diz respeito à coordenação no terreno, pois muitas vezes não se aproveita o conhecimento da realidade local.
Veja-se a reportagem que o Sexta às Nove passou recentemente, sobre os boys colocados pelo PS nos serviços da Protecção Civil. Não tanto a questão da política (com o meu amigo Rui Esteves a dizer que não, não é por nenhuma opção política que houve mudanças no corpo técnico), mas a parte em que os bombeiros foram para a zona do fogo e foram mandados embora pela coordenação.
E recentemente, no Cabeço Santo, quando houve aquele fogo que foi posto na zona de intervenção do Projecto de Conservação, há relatos de alguma descoordenação, pois os bombeiros não deram a devida atenção às pessoas do local.
Mas não é só aqui em Portugal, veja-se o que dizem os bombeiros espanhóis, andaluzes, a propósito de um enorme incêndio que destruiu parcialmente o Parque Nacional de Doñana (link para vídeo do Facebook).

sábado, julho 15, 2017

PAULA REGO - O FILME PARA VER AGORA

A RTP passou esta semana o filme que o filho realizou, e que bem se intitula Paula Rego - Histórias e Segredos. Eu vi e aconselho, muito bem realizado o filme transporta-nos no tempo e dá-nos toda a informação para vermos a obra admirável da Paula Rego com um olhar mais atento ao que está por trás. E leva-nos para os misteriosos mundos daquilo que faz dos artistas geniais pessoas que vão mais além. Fica aqui o link onde depois se pode ver o filme on line. (actualização a 19 de Julho: já não dá para ver on line, este link vai para a sinopse na página RTP). Quem tem Box ainda estará disponível mais um par de dias...
Uma palavra ainda para registar que a RTP está muito melhor, a RTP 2 então está com um nível fora de série, com programação variada, actualizada e bem adaptada aos ritmos actuais. E podermos ver os programas na Box e depois on line, é uma grande vantagem.

quinta-feira, julho 13, 2017

AS VANTAGENS DE QUEM SALVA A TERRA

Ainda com uma forte luz guardada cá dentro, emanada pelas boas memórias de um festival excelente, aqui partilho uma descrição de algumas das vivências em Salvaterra do Extremo, de um blogue de notícias e reportagens diversas (Digital, Inovação, Social e Arte), o SHIFTER. A reportagem, bem ilustrada com muitas fotos, tem o título que dei a este meu texto, e pode ser lida aqui (link para o Shifter).

domingo, julho 09, 2017

BOM DESCANSO NA QUINTA DE S. JOSÉ - PRAIA DE MIRA

Entre a Praia de Mira e a Praia do Poço da Cruz, existe uma Quinta onde se pode encontrar um excelente refúgio. Fica aqui o link (clicar aqui - página do Booking.com) para quem quiser saber mais. E fica uma foto do piquenique que fizemos à chegada, nós os dois e também o nosso cão da Maria Nina, porque para além da boa localização, esta Quinta de S. José permite que as pessoas levem os seus animais consigo. E tem também como ponto positivo, ao pequeno-almoço, servir as compotas e a manteiga sem ser naquelas horríveis e anti-ecológicas embalagens individuais.
Depois deste almoço à sombra e de uma tarde luminosa, veio um fim de tarde tempestuoso, mas no dia seguinte amanheceu fresco e convidativo.

sábado, julho 08, 2017

O EUCALIPTO MATA

Uma mata de eucaliptos é uma coisa boa. Na Austrália, claro, mas noutros países também. Mas eucaliptais sem fim, por todos os lados e sem nenhuma espécie de ordenamento do território podem ter consequências dramáticas, como temos visto ao longo dos últimos anos. Não há dúvidas que o eucalipto é o culpado, mas a pobre árvore não anda por aí a espalhar-se sozinha. Que o diga o Passos Coelho e a sua ministra da Agricultura, a Cristas, que agora, depois de vir chorar lágrimas de crocodilo pelas vítimas mortais, anda aí a pedir a demissão de governantes. Foi ela que não quis ouvir os técnicos e muitos autarcas há uns anos atrás (ler aqui e ouvir aqui), quando por influência dos magnatas das celuloses acabou com a legislação que condicionava a plantação de eucaliptos. Para quem gosta de saber mais sobre a nossa floresta, fica aqui o convite para lerem estas linhas do grande, do enorme Jorge Paiva, que em 2016 reflectia assim sobre incêndios e desertificação no Público (link para artigo - clicar aqui).

segunda-feira, julho 03, 2017

MICHEL WILLIAM - DE MOÇAMBIQUE PARA O SALVA A TERRA E PPL

Depois de ter visto ao vivo naquele espaço mítico que é o Quintal da Fafá, no Festival Salva a Terra, em Salvaterra do Extremo, descobri que este músico está na plataforma PPL a fazer o pedido especial de crowdfunding referido no espectáculo. Para além de nos ter dado boa música, o Michel apresenta com um estilo muito próprio cada uma das músicas, criando um momento de partilha com o público que é algo muito especial e motivador. Fica aqui o pequeno vídeo de apresentação da campanha, se alguém puder dar uma ajuda:

domingo, julho 02, 2017

ASSIMÉTRICO - MÚSICA DO CONIMBRICENSE LUIS PEIXOTO

Um dos CDs oferecidos pela PPL Crowdfunding merece aqui uma referência especial. É este aqui (link para a campanha na plataforma PPL). Mas para quem está com mais pressa, partilho aqui uma das músicas publicadas no youtube:

E já agora partilho também mais uma música, mesmo sem imagens a acompanhar... o que parece menos bem no youtube. As imagens do video anterior fizeram-me lembrar uma das minhas frases de eleição: "o melhor de Lisboa são as estações para apanhar os comboios que partem". Para Coimbra, por exemplo.


sábado, julho 01, 2017

PPL CROWDFUNDING OFERECE MÚSICA

Pois foi, um dia destes a plataforma de crowdfunding PPL promoveu um concurso onde oferecia vários CDs e um LP. Tudo sobre essa campanha neste link (clicar aqui). Nós fomos contemplados com uma menção honrosa, e aqui chegaram então todos os trabalhos discográficos fruto de crowdfunding que faziam parte do prémio. Depois de ouvidos e apreciados vão ser oferecidos à Biblioteca Municipal de Vagos, onde ficam disponíveis para outras pessoas que fiquem curiosas e que gostem de música portuguesa (às vezes cantada em inglês...).
Fica também o convite para aderirem a esta plataforma, registando-se num processo simples, e uma vez por semana, ou por mês, ou por ano, contribuírem para o projecto ou causa que vos pareça mais merecedor.