terça-feira, maio 30, 2017

APOIO MUITO CONCRETO AOS REFUGIADOS

Sou contra esta guerra, tão estúpida como todas as outras. Uma guerra onde as partes em confronto apenas querem ter mais controlo sobre o negócio do petróleo e do gás natural, e onde as grandes empresas investem rios de dinheiro para dividir para reinar, é algo que as pessoas deveriam ser capazes de bloquear, em movimentos de cidadania. Mas, pelo contrário, os sistemas democráticos têm vindo a presentear-nos com dirigentes submissos aos grandes negócios, e assim temos mais um século dominado por guerras.
Quando há pessoas que largam tudo e fogem da guerra, temos refugiados, cuja situação é dramática. Uns constroem muros, e campos de concentração. Outros fazem o que podem para uma ajuda verdadeira e solidária. Em Portugal, um projecto que virou uma associação, a Pão a Pão, arranjou um espaço em Lisboa para abrir um restaurante onde todos são refugiados. Para isso lançaram uma campanha de crowdfunding que apenas com 354 apoiantes ultrapassou a meta fixada. Fica aqui a boa notícia desta concretização, no início deste mês, basta clicar (link para a plataforma de crowdfunding PPL).
Quando abrir o Mezze, em Arroios, vou gostar de passar por lá!

segunda-feira, maio 29, 2017

IMAGINARIUS - FESTIVAL DE TEATRO DE RUA - INTERNACIONAL E SEMPRE, SEMPRE MUITO BOM

Sexta-feira foi dia de voltar a Santa Maria da Feira e confirmar a regra: o IMAGINARIUS (link para o programa deste ano) é o melhor evento cultural no distrito de Aveiro,  e certamente teria um lugar no Podium se houvesse um concurso a nível nacional onde distinguissem a qualidade da organização e a qualidade do resultado final. Parabéns à Câmara Municipal e a toda a equipa que pensa, organiza e desenvolve, com profissionalismo e com voluntariado, este par de dias mágicos.
Desta edição destaco 5 coisas:
Do País Basco um grupo de dança vertical: LA GLO ZIRKO DANTZA (este videozinho dá uma fraca ideia daquilo que vimos, com música excelente e com três bailarinas):

Da Andalucía um grupo de circo muito original, com excelente música ao vivo: LUDO CIRCUS

Da Catalunha uma companhia de dança de rua, que já no ano passado esteve no Imaginarius e voltou porque recebeu um prémio: CIA. MOVEO (não encontrei o video sobre a peça que vimos, fica este que dá uma ideia da beleza e da emoção):

Da Bélgica o espectáculo do THEATER TOL (aqui o video completo que não é para ver tudo, porque ao vivo é outra coisa. E esta é uma realização muito caseira! Mas é para dar uma ideia...):

E de Portugal um trabalho de multimédia, com excelente música e criação de ambiente, com o FREDERICO DINIS (video com o artista a falar sobre uma outra actuação):

Mas houve mais, muito mais, houve coisas que vimos parcialmente e muitas que perdemos... para o ano há mais.

domingo, maio 28, 2017

SILVIA PEREZ CRUZ EM COIMBRA

A Antena 1 estava a oferecer convites a quem ligasse e eu tentei. O resultado foi espectacular. Os meus pais aproveitaram a boleia e compraram bilhetes. E assim entrei bem acompanhado pela primeira vez naquela que é uma excelente sala de espectáculos em Coimbra, o Convento. É mesmo muito bom o espectáculo com estes músicos, ela fala português e explica as músicas. Como a "Hay poco pan", para tanto chouriço. Só que devia dedicar a música aos negócios de PS e PSD. No Aveirense, e noutros locais, vai haver mais disto que mostro aqui:

sábado, maio 06, 2017

VAI APANHAR TRUFAS NO PINHAL

Só para registar aqui na net uma expressão, usada aqui no litoral, onde os carvalhais e sobreirais foram sendo substituídos por pinhais (e que agora estão a ser substituídos por eucaliptais...).
Usava-se esta expressão para mandar a pessoa desamparar a loja, ir passear ou ir chatear o Camões.
Parece-me que a expressão pode derivar do facto de com a substituição das árvores, as trufas terem deixado de aparecer nos campos. Mas é apenas a minha interpretação.

sexta-feira, maio 05, 2017

HISTERIA COM CÃES PERIGOSOS

Deixo-vos este videozinho que de forma irónica aborda a questão que ocupou jornais e net nos últimos tempos:



Além da ironia aparecem trechos com calão e opiniões do Miguel Sousa Tavares.

quinta-feira, maio 04, 2017

ESTRANHA FORMA DE VIDA?

Um documentário com uma hora e quarenta e oito minutos, um filme! Do realizador Pedro Serra, com entrevistas em Cabrum (Vale de Cambra - distrito de Aveiro), Cooperativa Integral (Barcelona - Catalunha) e Tamera (Odemira - distrito de Beja). Experiências de formas de vida alternativas, registadas para a posteridade.

Que Estranha Forma de Vida // What a Strange Way of Life - FULL DOCUMENTARY HD from Pedro Serra on Vimeo.

quarta-feira, maio 03, 2017

terça-feira, maio 02, 2017

FOGO FLORESTAL DE VERÃO, NO INÍCIO DA PRIMAVERA, DESTRÓI PARTE DO PROJECTO CABEÇO SANTO

De manhã, há um par de dias atrás, quando me levantei bem cedinho, vi um fumo no ar que me lembrou dos fogos florestais de Verão. Não me passou pela cabeça que poderia ser fumo proveniente de uma zona que este ano passado teve o envolvimento de milhares de horas de trabalho voluntário. Mas foi mesmo assim. Um fogo ateado de forma criminosa, a meio da noite, que se espalhou facilmente com a ajuda do vento. A reportagem e algumas fotos no melhor blogue ibérico de um projecto de conservação da natureza (clicar aqui).

segunda-feira, maio 01, 2017

BERTA CÁCERES - UMA HOMENAGEM DESTE MODESTO BLOGUE

Não gosto muito de homenagens póstumas. É sinal de que o homenageado já morreu. Berta Cáceres foi assassinada. Mas ainda são poucos os que ouviram falar dela e das razões do seu brutal assassinato a mando de interesses financeiros. Fica aqui um documentário realizado em 2016, mas são 30 minutos. Vale a pena ver porque está muito bem realizado e é um bom consciencializador para as questões ambientais e de exploração dos países pobres. Na descrição do video, para quem não tem 30 minutos, está um texto em espanhol que em minuto e meio resume o que se passou, e passa, nas Honduras.
Hoje é dia de luta, ou não é?