quinta-feira, abril 30, 2015

SABER MAIS SOBRE... MÚSICA

Em 4 minutos e 44, parece-me uma coisa interessante saber estas coisas. Haja neurónios para guardar esta coisa... e um dia destes dedico-me à gaita de beiços! Se ainda tiver neurónios...



quarta-feira, abril 29, 2015

QUEM JÁ OUVIU FALAR DO ROVUMA

Um videozinho de 25 minutos, muito curioso por abordar a questão do desenvolvimento insustentável, por ser falado também em português, por levantar a questão da continuação da exploração dos povos mesmo depois da descolonização. Depois dos colonialistas portugueses chega o colonialismo dos grandes interesses económicos...

segunda-feira, abril 27, 2015

PORQUE ESCREVO... QUANDO ESCREVO

Não resisto em partilhar aqui uma parte de um texto roubada ao blogue do Hernâni Matos (link para o texto no "Do Tempo da Outra Senhora"):
"Legitima-me a força da razão que emana da Terra-Mãe, do espírito dos antepassados e da missão inescapável de passar o testemunho."

domingo, abril 26, 2015

IMAGINARIUS 2015 - 22 DE MAIO - GRÁTIS

Ora vejam lá estas imagens do ano passado e digam lá que não vão já agendar uma vinda ao distrito de Aveiro para a edição deste ano deste festival que não tem igual, nem nada que se pareça, no nosso Portugal:


É numa sexta-feira, apesar de indicar nos cartazes e site dias 22 e 23, ao ler todo o programa (clicar aqui para download do PDF) conclui que só têm espectáculos na sexta-feira e que dia 23 é porque passam da meia-noite com a programação. Quem for de longe e precisar de abrigo pode contar com casa aqui em Vagos. Eu quero mesmo não falhar, mas nunca se sabe se vou estar por aqui. E para quem vier de longe tome nota: dia 23 é o dia em que a Quercus organiza a visita anual ao Projecto Cabeço Santo (clicar aqui para visitar o melhor blogue de conservação da natureza em Portugal), e eu também não quero perder! Nem que chova!!!!
Ah, se eu fosse ali de perto da Feira não perdia a hipótese de fazer mais um voluntariado (link para a explicação). E mais certo ainda era tentar fazer também um dos 3 workshops (link para a notícia).

sábado, abril 25, 2015

O 25 DE ABRIL EXISTIU

Hoje comemora-se o 25 de Abril, a revolução. Aqui fica então uma foto que uma amiga enviou hoje mesmo para o meu mail

E já agora, para quem gosta de seguir um discurso intelectual, com referências a Fernando Pessoa e muitas a Cervantes e à actual sociedade, a Gabriel Garcia Márquez e à velhice, os links para o discurso integral de Juan Goytisolo por receber o Prémio Cervantes 2014, há um par de dias atrás. O link para o video (clicar aqui para o site da RTVE), e, já agora, para seguir melhor o discurso, o link para o texto que ele diz (clicar aqui para página da europa press).

domingo, abril 19, 2015

FEIRA DE SANTO ISIDRO - NA ESCOLA AGRÁRIA - 2015

Este fim-de-semana fomos à Feira de Santo Isidro, em Coimbra, um pequeno certame que reúne produtos agrícolas e artesanato, mas também algumas tasquinhas. Fomos à noite e lá comemos um bom caldinho verde numa tasquinha de uma associação de São Martinho (a localidade onde se situam as terras da Escola Agrária onde eu estudei, mesmo à beirinha de Bencanta e de Santa Clara). O dia tinha estado meio chuvoso, o suficiente para deixar os portugueses em casa, como de costume. Ou em casa ou num centro comercial...
Para além do caldo verde comemos ainda numa outra tasquinha, com coisas biológicas, sem trigo, sem açúcar. Descobrimos então as "Delícias da Hagira", que tem uma quinta ali para os lados de Penela e se dedica a estas coisas da culinária saudável. E comprámos azeitonas Bio e ainda umas colheres de pau a um artesão. A Feira tinha também animação musical, mas a noite fria e o pouco público concentrado nas tasquinhas fez com que os músicos estivessem a tocar para um terreiro vazio. Se calhar este formato de levar músicos para uma coisa deste género não faça muito sentido. Mas de resto é uma excelente iniciativa, num local muito bom para este tipo de certames.
Só espero que para o ano haja mais. Aqui fica a partilha de um conjunto de fotos, roubado na página youtube da Coimbra Press: 

terça-feira, abril 14, 2015

TAVA MESMO A PEDIR...

Mas nunca imaginei que mordessem a isca. Tudo por causa do video que publiquei no youtube, em Janeiro, em que vou selar um estaleiro de obras ilegal (clicar aqui para rever o video e fazer um "like"), na zona da Coutada, em Ílhavo. Então não é que a empresa responsável pelas obras ilegais fez queixa de mim na GNR, por causa de ter causado danos num plástico que protegia o aviso ilegal de uma obra também ilegal? Mas o mais estranho é que eu já apresentei queixas na GNR sobre a mesma obra ilegal, há muito mais tempo, e para além do processo andar entre Aveiro e Ílhavo, ainda não houve nenhuma constituição de arguidos. Será de facto estranho para alguns leitores, mas não para mim, que já percebi muito bem como funciona a Justiça neste Portugal onde a razão dos pequenitos não se consegue sobrepor às influências dos poderosos (e refiro-me obviamente àquela sentença em que um malfadado bem conhecido foi condenado por ter cumprido com a legislação, mas tê-lo feito de forma pouco expressiva). Há uns tempos fui chamado à Judiciária de Aveiro, por causa de uma queixa apresentada pela Quercus, para prestar declarações. Tinha-se passado um ano desde que essa queixa tinha sido entregue. Um ano e estavam ainda na fase de recolher testemunhos. Claro que protestei pela demora. Disseram-me que havia outros casos mais urgentes. Um ano!!! No outro dia, ao telefone, no Ministério Público de Aveiro diziam-me que estavam a tratar de casos mais urgentes, como a violência doméstica. Gostava de saber se a urgência dos processos agora é sorteada ou definida por alguém muito competente, porque de facto eu faço queixa de uma obra ilegal que está a estragar património público e colectivo e o processo está parado. Há mais de meio ano!!! Mas uma queixa sobre um plástico que pode ser lavado demora apenas uns breves dois meses para perseguirem o culpado de tamanho crime!!!! A partir de hoje sou arguido num processo judicial, com termo de identidade e residência. Não vá dar-se o caso de fugir para a Suiça e a empresa ficar com o prejuízo do plástico sujo...

quinta-feira, abril 09, 2015

OS MÉDICOS DO FUTURO

Apanhei esta frase num site recomendado por mail por uma amiga: “O médico do futuro não dará remédios, mas interessará os pacientes nos cuidados com o corpo humano, a nutrição, e nas causas e prevenções de doenças”. Thomas Edison
Mas então quando é que chega este futuro? Quando os pacientes que não gastam dinheiro em medicamentos da farmácia convencional se juntarem, e juntarem também o seu dinheiro, para oferecerem televisões e viagens aos médicos, competindo assim com as farmacêuticas?

quarta-feira, abril 08, 2015

MORRER FELIZMENTE ACOMPANHADO

Pois é, morreu o grande cineasta Manoel de Oliveira, com mais de cem anos. A verdade é que nos meus tempos de juventude os filmes dele eram a base para um anedotário nacional, mas anos mais tarde fui ver uns filmes dele e gostei. Mas não me convidem para ver os filmes mais antigos, muito parados, com os actores sempre muito estáticos. Não resisto em partilhar aqui a veia poética do Jorge Castro, que no dia 6 publicou no blogue Sete Mares este texto, que roubei e colo aqui:

morrer felizmente acompanhado...


- em declaração oportuna, aquando da morte de José da Silva Lopes, simultânea na data com a morte do cineasta Manoel de Oliveira, José Pedro Aguiar-Branco, nosso incontornável ministro da Defesa, e reportando-se à morte do reputado economista, deixou-nos esta pérola: «É uma felicidade poder partilhar esse momento com o mestre Manoel de Oliveira"…


se eu tivesse a felicidade de morrer
sei lá eu bem… por ter de ser
mas ser no dia acompanhado
de um cineasta
de algum outro arremelgado
ou até de um iconoclasta
que nos soubesse cantar um fado
oh que felicidade iria ser…!

assim sim
alguém morrer por ter de ser
mas ir tão bem acompanhado
com outro ao lado
de braço dado
como se dessa fatalidade
nos excrescesse nesse morrer
… a felicidade

porque morrer só por morrer
tem pouco encanto
ou nenhum charme
em qualquer canto
que o desviver talvez desarme

não pode ser!
esse morrer nem que aconteça
se se tropeça nalguma gripe
tem outro encanto
tem outro charme
quando se morre na companhia
de algum VIP

assim nos deixa como louvor
esse ministro algo sinistro
que logo após tal nos ter dito
dá esse dito como não-dito
e para quem não for a doutor
ou nada souber do que isso é
ele esclarece tão-só tratar-se
de involuntário lapsus linguae  

por isso amigo
cautelas é tê-las
faça comigo este juízo
que é do ministro maior aviso
não vá algum diabo tecê-las:
serenamente e com coragem
escolha o parceiro para a viagem
que não se arrisca escolher de lista
e nessa hora pouco se avista...
se for morrer vossa mercê
escolha com jeito
e com preceito
mate-o você! 

terça-feira, abril 07, 2015

UM PRÉMIO PARA AS NOVAS GERAÇÕES?


O Daniel é de longe do Monte Barata. Mas isso não o impediu de ir conhecer aquela que é a mais importante propriedade rural nacional dedicada à conservação da natureza. São mais de 400 hectares que constituem a primeira grande propriedade adquirida em Portugal por uma associação ambientalista (link para um texto de resumo histórico da Quercus - clicar aqui para o blogue Cheira-me a revolução). Antes de ser reconhecido como uma propriedade muito importante para a conservação da natureza pelo governo de então, que com esse reconhecimento incluiu o Monte Barata na área classificada do Parque Natural do Tejo Internacional, já o Monte tinha sido distinguido. Primeiro com os prémios Ford, em 1994 - Galardão de Prata dos Ford European Conservation Awards do ano de 1993 (concedido ao Projecto Tejo Internacional, numa cerimónia em Antuérpia, Bélgica - o Monte Barata era parte integrante deste projecto financiado pela Europa). E uns anos depois foi o reconhecimento pela própria Associação, que me atribui o Prémio Quercus (em 1999??? já não sei precisar a data e aqui neste link o histórico dos prémios agtribuídos só remonta até 2004) pelo trabalho desenvolvido no Monte e que eu entreguei às pessoas que ao longo dos anos se dedicaram ao próprio projecto. E por isso este galardão, que na altura era constituído por um quadro com um design original e com um texto do Luandino Vieira, continua a residir no Monte Barata. Ele aqui está, nas minhas mãos e nas mãos do Daniel, que pertence a uma geração que vai ter que se erguer ainda mais do que a nossa perante os interesses mesquinhos que cada vez mais regem a sociedade humana. Uma luta desigual em termos de meios, mas que podemos vencer porque seremos sempre muitos mais os que temos a inteligência de perceber que como as coisas estão agora é impossível o planeta aguentar. E o Monte Barata é um local de treino intelectual por excelência! Venham mais jovens que mereçam abraçar este prémio Quercus, que também pode ser deles.

domingo, abril 05, 2015

BALDE-CHUVEIRO NO MONTE BARATA

Este pequeno video de 1 min e 15 seg tinha que figurar aqui no meu malfadado. É impossível saber quantas pessoas se deliciaram ao longo dos anos com uns duches nesta propriedade da Quercus debaixo deste balde, que está guardado descuidadamente, e sem nenhuma utilização, no Monte Barata. Pois fui lá eu passar uns dias no Monte e por acaso todo o evoluido sistema de fornecimento de água às casas, e às muitas casas de banho que proliferaram por ali, não estava a funcionar como devia. E eis que lá fui buscar o balde-chuveiro e com a água da ribeira tomámos um duche ao ar livre, nús e livres, uma experiência que para mim foi uma repetição e que poderia ser uma experiência inesquecível para muita gente que ainda pode vir a passar pelo Monte. Mas os novos gestores do Monte estão mais interessados em copiar modelos do que em inovar ou proporcionar coisas diferentes a quem ali passa. São os tempos da globalização e da massificação, do sistema a invadir todos os cantos deste mundo. Pode ser que um dia haja outra vez gente no Monte... por agora há o sistema!

O video foi feito só para demonstração no dia em que fui lá para o desmontar e voltar a colocar no estaleiro. Ainda tentei baptizar uma jovem à força, mas ela resistiu bem e safou-se...

sábado, abril 04, 2015

FOTOS DO MONTE BARATA

Para quem gosta de ver álbuns de fotografias sem ter que ouvir o fotógrafo a falar sobre as mesmas, aqui partilho os links para muitas das fotografias que fizemos por estes dias, desta semana, que passámos no Monte Barata.
Álbum com detalhes e coisas várias (clicar aqui), depois está on line também este álbum com paisagens (clicar aqui), e, por fim, um último álbum com fotografias minhas e da Zé nas nossas caminhadas por trilhos e caminhos bem conhecidos, mas que são novos em cada ano que passa (clicar aqui).

sexta-feira, abril 03, 2015

INSTINTO CANINO - O FILME QUE NÃO FIZ

Hoje fomos dar um passeio em família a ver o Tejo Internacional. Um dia excelente para uma longa caminhada de cerca de 11 Km, 22 na ida e volta.
E como na família existe também uma cachorrinha de trazer por casa, lá pensámos que era bom ir também, mas que por outro lado era capaz de ser um esforço grande demais, para uma cadelinha que não está habituada a grandes caminhadas. E por isso levámos um saco de pano, para a colocar e transportar de vez em quando. E já com alguns Km nas patinhas delicadas, lá foi para o saco, com a cabecinha de fora a apreciar o passeio. E de repente, a seguir a uma curva, as da frente param e fazem sinal para os de trás se aproximarem. Lá mais à frente um veado que segue pelo caminho. Não consegue fugir para os lados porque o caminho é ladeado por vedações de 2 metros de altura. E afasta-se caminho fora, até que desaparece numa curva. O grupo fica todo animado com o avistamento e avança. Qual não é o nosso espanto quando o veado aparece outra vez na curva, a correr e a bater contra as vedações. Muito assustado com a nossa presença, ainda mais perto, volta a fazer a curva e a desaparecer de vista.
Continuamos a avançar sem saber porque é que o veado não foge de vez. Olho para o saco de pano e para a cadelinha, a Chanel. Estava com as orelhas espetadas, com vontade de sair do saco e lá pousei o saco no chão e deixo-a no caminho de terra batida. Acto contínuo desata a correr e nem olha para trás. Vai até à curva, ladra e olha para trás, nós a avançarmos pelo caminho. Vai lá à frente e volta para trás, mas já nós chegámos à curva e vemos que pouco mais à frente há um portão, e que é por isso que o veado não consegue fugir. A Chanel vai a correr direitinha ao veado e ladra e o veado salta e por pouco não pisa a nossa fera. O veado tenta saltar 3 vezes, mas bate violentamente contra a vedação, torce o pescoço que até dói de ver, e cai no chão. Levanta-se e corre na nossa direcção, mas estamos ali especados e espantados com a situação. Uma cadelinha minúscula a atirar-se a um bicho daquele tamanho, e o bicho sempre a tentar sair. Avanço e encosto-me à vedação e digo ao grupo para ir para trás e encostar-se também, mas nesse instante em que estamos a olhar para trás o veado consegue finalmente passar a vedação, e lá vai encosta abaixo. A cadelinha olha para nós, mete-se por entre a malha da vedação e lá vai ela a correr, encosta abaixo, em perseguição do veado. Se me contassem não acreditava... uma cadelinha medrosa, pequenina, frágil, de repente parecia um lobo! Uma cena incrível e não a filmei, não me passou pela cabeça agarrar na máquina fotográfica e registar em video. Se o tivesse feito, hoje já teria de certeza milhares de visualizações no youtube... fica aqui a descrição, que se chegar a 50 leituras já é muito bom. Porque é daquelas cenas que contadas não se consegue acreditar...

Aqui está a foto da "fera" corajosa e destemida:

E como não fiz um dos filmes que ficaria para a história, já estávamos de regresso quando me lembrei de fazer uma selfie onde nunca ninguém fez: ali mesmo no alto que domina a paisagem da foz do Aravil. Voltei atrás e zás, eis o resultado, a minha primeira selfie no Tejo Internacional:


quinta-feira, abril 02, 2015

EU E A JUSTIÇA

Dou-me bem com a justiça. Dizem que é cega quando actua, não olha quem é quem, apenas avalia o que está bem e o que está mal e pronuncia-se segundo as leis que existem, e que regulam a nossa vida em sociedade.
Dou-me mal com uma justiça atrasada, demorada, que é cega não em relação a quem é quem, mas em relação ao que devem ser decisões justas. Juízes incompetentes há muitos, gente incompetente há em todos os sectores. Corruptos também, a corrupção existe no sistema vigente e afecta principalmente os sectores onde existe gente com poder. E os juízes têm muito poder... Mas a incompetência é uma porta aberta a um tipo de corrupção que me irrita e que me traz amargurado. A corrupção não da troca de favores por dinheiro, mas da troca de simpatias e da defesa de preconceitos em nome de simpatias, o chamado tráfico de influências. Ou apenas muita incompetência, tanta incompetência que é paga a preço de competência com o nosso dinheiro, só porque gente vinda não se sabe bem de onde, mas de famílias importantes muitas vezes, tira um curso para se tornar gente com muito poder. E nunca ninguém faz o controlo da sua incompetência, que eu saiba todos pagamos mas apenas magistrados podem fiscalizar o trabalho de magistrados... e fica aberta a porta ao tráfico de influências!
Vem este texto a propósito de uma decisão mas não é do meu processo, que está em banho-maria há longos meses esperando uma decisão de uma juíza do tribunal Administrativo cujos preconceitos a cegaram, em favor do Estado que todos os meses lhe paga o salário... e que salário!!!
O texto vem a propósito da questão do PCI, que já aqui foi referido no malfadado blogue. O problema de uma obra que foi planeada para enriquecer uns poucos, uma parceria público-privada, pois claro. O problema de uma obra que foi denunciada pela Quercus pelas ilegalidades e por falta de um planeamento sério e destruição da agricultura. O problema de uma obra que foi avançando apesar dos protestos e queixas apresentados aos mais variados níveis. O problema de uma obra que foi embargada por uma Providência Cautelar mas que mesmo assim foi avançando no terreno sem nenhuma entidade a obrigar a parar. E vem agora a decisão do tribunal, dizendo que a Providência Cautelar não é aceite e que portanto as obras podem avançar, mas não se pronuncia nem muito menos multa os que promoveram as ilegalidades de violarem a Providência Cautelar. Já nem quero aqui falar do favor prestado aos senhores poderosos da PPP, justificando o injustificável, colocando uma falsa criação de empregos à frente das leis que existem neste País. Para mim é inaceitável deixarem uma obra decorrer de forma ilegal com conhecimento do governo, dos tribunais, do ministério Público e agora o Tribunal vir dizer que está tudo bem, a obra pode avançar, os promotores andaram a fazer uma ilegalidade mais do que gritante e comprovada, mas não faz mal. E com tanta desta incompetência e favorecimentos a acontecerem debaixo dos nossos narizes, ainda tenho que ver e ouvir jornalistas a fazerem reportagens de denúncia do que acontece na Venezuela, ou na União Soviética ou na Turquia, como se fossem casos dramáticos que não se passam aqui, que somos todos civilizados e pessoas sérias. E muitas haverá, sérias, até nesta Justiça que deveria ser cega, mas que olha a quem tem poder e pede favores... ou é simplesmente muito incompetente!

quarta-feira, abril 01, 2015

DIA DAS MENTIRAS

Este ano não consegui colocar aqui nenhuma mentira. E nem aqui e nem em lado nenhum preguei uma daquelas petas dignas de registo. Um dos dias que mais gosto andei no campo, longe de possíveis vítimas e com o pensamento virado para outros campos. Mas aqui fica o registo deste dia com um pequeno video do Nilton, partilhado no seu Facebook, com um top nacional dos mentirosos (clicar aqui, link para página FB)