sábado, agosto 31, 2013

DOCINHO DE PÊSSEGO

Está feito! Com pêssegos maduros sem nenhum tratamento, vindos do Paião (sul da Figueira da Foz). Grande panela, que tanto serve para muita quantidade, como para pouca!

sexta-feira, agosto 30, 2013

quinta-feira, agosto 29, 2013

AS MENTIRAS QUE SE TORNAM VERDADES


Aqui na zona de Aveiro temos um político com uma grande capacidade mobilizadora, e com uma grande capacidade de influenciar. Seu nome é Ribau Esteves, é dirigente de muitas coisas e é presidente da Câmara Municipal de Ílhavo. E agora é candidato à Câmara Municipal de Aveiro, pelo PSD, do qual também é dirigente. Há alguns anos atrás resolveu que o município de Ílhavo ganharia influência se tivesse alguma estrutura da Universidade de Aveiro no seu território. E começa a circular uma mentira, que na boca do Ribau Esteves passa logo a ser verdade: uma nova zona industrial na região de Aveiro tem que ser contígua à Universidade. E para isso só há uma hipótese, ser implantada na fronteira com o concelho de Aveiro, apanhando e destruindo cerca de 30 hectares das melhores terras agrícolas do concelho de Ílhavo, na zona da Coutada. E mesmo com frente para a Ria de Aveiro. O processo foi sendo desmontado ao longo do tempo, com associações e oposição partidária a denunciarem a situação. E a conclusão, nesta altura do campeonato, em que o processo foi parado por uma providência cautelar, é que há uma mentira grave em todo este processo. Mas o mentiroso anda por aí todo vaidoso, encolhe os braços e diz que é tudo em nome do progresso da região. De pinóquios andamos nós fartos e muitos se queixam, mas como ninguém consegue ver os seus narizes a crescer, lá vão acreditando nas falsas promessas. Mais do mesmo...

quarta-feira, agosto 28, 2013

sábado, agosto 24, 2013

FÉRIAS NA PRAIA

Depois do calor do interior, um saltinho para o litoral. Alojamento na Pousada de Juventude da Areia Branca. A viagem entre o Andanças e a praia foi aproveitada para ir tranquilamente de viagem, conhecendo locais que bem valem a pena uma visita. Mas também para visitar amigos. Aqui fica uma foto de um piquenique no Parque Urbano do Bombarral:
Tirámos poucas fotos da estadia na praia e das caminhadas que fizemos pelo areal. Foi uma boa pausa para ler, isso é que foi! Mas não resisto em publicar aqui uma foto, que mostra bem o que é a gestão dos bens públicos. Na areia branca existem duas estâncias balneares completamente abandonadas. Em primeiro plano a da Casa Pia, e lá mais atrás um edifício mais antigo e enorme, pertencente à Assembleia Distrital de Castelo Branco. Sem nenhuma utilização nem manutenção, para além da sua implantação já de si abusiva, só estragam a imagem turística da região. Neste país de tanto buraco financeiro e gente rica a esbanjar dinheiro, só se lembram de construir cada vez mais, mas ninguém se lembra de reabilitar...

quinta-feira, agosto 22, 2013

ANDANÇAS 2013

Grande festival, continua em grande forma (link para o site do festival, clicar aqui). Desta vez houve uma mudança de local, quanto a mim o festival ficou a ganhar. Esteve calor demais para participar nas atividades diárias, mas à noite estava-se muito bem dançando um pouco por todos os palcos. Aqui fica um par de fotos dos dois dias que ali passámos:

segunda-feira, agosto 19, 2013

NA PISCINA MUNICIPAL

Que caloreira o dia de hoje...em Castelo Barnco. Depois de deixarmos a Lica com a Irene, numa noite mal dormida em casa dela, e antes de irmos para Castelo de Vide, passámos o dia a banhos, na piscina municipal de Castelo Branco. Continua a ser um local de referência!

domingo, agosto 18, 2013

BLOGUE ATUALIZADO

Com as últimas atualizações (ver textos anteriores que andei a escrever nestes dias e a colocar na data respectiva) passaram as 500 narrativas ou reflexões neste malfadado blogue. Hoje vamos partir rumo ao interior, com previsões de temperaturas muito altas. Levamos na bagagem a cadelica para a Irene, em Castelo Branco, depois rumamos a sul, para dois dias de Andanças (imagino já que os dias sejam de pouca dança, porque dançar ao calor... é bem melhor esperar que venha a noite e os espectáculos previstos). E depois regressamos ao litoral, talvez umas visitas a amigos e uns passeios na zona centro juntinho ao mar. Eu volto para a campanha eleitoral e para começar a juntar lenha para o Inverno.

quinta-feira, agosto 15, 2013

PERAS, AGENDA, BACALHAU E FADO

Ontem foi um dia assim... comecei a manhã a ir apanhar peras, andei lá no alto de duas pereiras muito altas para apanhar uns poucos de quilos de peras. Depois regressei a casa com a sensação de que tinha algo mais para fazer, mas lá almocei descansado até que soa o telemóvel e vejo que era a Tekas e... lembrei-me logo! Tinha combinado acompanhá-la numa consulta no hospital. E aí vou eu, mas de carro, em vez do passeio de bicicleta que tinha idealizado quando combinámos. Foi aí que tomei uma decisão importante: tenho que arranjar um sistema em que a minha agenda funcione mesmo bem. Porque agenda eu tenho, mas depois não tem funcionado. À noite lá fomos ver um espectáculo musical, desta vez a Ana Moura, uma noite de fados. Foi bom, não sendo extraordinário. Mas o som estava mesmo bom e grandes músicos a acompanhá-la fizeram com que tenha sido uma noite bem boa. Este espectáculo, gratuito, estava integrado no Festival do Bacalhau, uma iniciativa promovida pelo município de Ílhavo. Tem poucos anos este festival, mas apresenta sempre um cartaz que atrai muita gente por causa da música. Este ano ainda estão no cartaz os Clã e o José Cid, entre outros! A base do festival é a junção da música com tasquinhas onde o prato forte é o bacalhau. Ontem, no final da Ana Moura, juntámo-nos numa das tasquinhas associativas, da associação de jovens A Tulha (da Gafanha de Aquém) e eu lá me virei para os doces. Pedi uma fatia de bolo de cenoura com cobertura de chocolate, mas avisei que era muito guloso e se podiam trazer uma fatia avantajada. E não é que o meu pedido foi simpaticamente atendido? Muito bom, até tive a ideia de, no ano que vem, me oferecer como voluntário para ir para a cozinha desta associação e fazer o famoso "Bacalhau à Senense". Logo se vê...
Hoje foi dia de ficar por Vagos, entre cadelica e computador, e uma boa sesta, lá se passou o dia. Ao fim da tarde fui aqui à frente de casa, à Santa Casa da Misericórdia de Vagos, para uma conversa sobre ambiente com um grupo de miúdas que ali estão em regime interno, devido a situações familiares complicadas.

terça-feira, agosto 13, 2013

VIAGEM MEDIEVAL

Ontem participei pela primeira vez neste acontecimento que cada ano junta milhares de pessoas da região. Para mim era mais uma feira medieval, igual a tantas outras, e por isso não entendia o entusiasmo de amigos que todos os anos ali se deslocam. Mas mudei de opinião assim que comecei a ver o porquê do sucesso desta iniciativa: está muito bem organizado, tem inúmeros motivos de interesse e vive-se um ambiente muito bom. A programação é mais ou menos como o Imaginarius (esse festival de teatro de rua que é sempre também muito bom), e percebi que é a mesma equipa de pessoas que organiza os eventos. Neste da Viagem Medieval há um maior envolvimento das comunidades locais, o que resulta muito bem. Fiquei convertido, para o ano tenho que lá ir mais dias seguidos, assentar acampamento por ali, porque numa noite só é pouco para viver esta viagem.

segunda-feira, agosto 12, 2013

PASSEIO POR ESPINHO E ARREDORES

Cá resolvemos fazer mais uma pequena saída aqui por perto, para conhecer melhor o nosso litoral.
Desta vez a escolha foi a zona de Espinho, ficando alojados na Pousada de Juventude de Espinho. Levámos bicicletas dobráveis para depois dar umas voltas pelas ciclovias. À ida para cima fomos conhecer as praias e ciclovias da costa, na zona de Maceda, Ovar, com um piquenique à sombra de pinheiros.


Foi um dia bem passado, que acabou na Pousada de Espinho, depois de um passeio até à praia da cidade. No dia seguinte fomos dar um passeio de bicicleta aproveitando as ciclovias mais para norte de Espinho, tendo chegado ao Senhor da Pedra. Visitámos ainda um espaço de Educação Ambiental, das Ribeiras de Gaia, um local simpático onde fomos bem recebidos. E no regresso passeámos um pouco em Espinho.


À tarde fomos a São João da Madeira para conhecer o centro da cidade, com a sua zona pedonal alargada a várias ruas. Está um local bem diferente, com um ambiente que se aconselha. A diferença que faz ter nas Câmaras Municipais pessoas com uma visão boa do que deve ser um espaço citadino...
À noite seguimos para Santa Maria da Feira para uma viagem medieval, mas isso fica para a próxima crónica! E no dia seguinte lá viemos pelo litoral, onde estreámos o Parque do Buçaquinho com um piquenique. Um espaço de lazer que merece uma visita.



domingo, agosto 11, 2013

FESTA NA EREIRA

Mais um Verão, mais uma festa na Ereira. Em breve coloco aqui neste texto um link para as fotos. Para já fica aqui a foto do momento em que deparei com o primeiro-ministro, que ali estava nesta festa popular.

sábado, agosto 10, 2013

MENOS UM RESIDENTE NO CANIL DA GATICÃO

Partilhei no Facebook umas fotos de umas cadelinhas que foram abandonadas ainda pequenas e posteriormente recolhidas pela Gaticão. Perguntei se alguém estaria interessado em ficar com alguma delas, pois já estavam no canil há mais de um mês e ninguém ainda as tinha adotado. E a Irene escolheu uma, ficando eu de cumprir o que tinha anunciado no Facebook: treinar minimamente a cadelica. Fui buscá-la com a minha bicicleta de Xtra-cycle, aqui fica a foto à saída do canil (que continua sobrelotado e a precisar de mais Irenes que aproveitem a minha oferta de treinar e levar a casa).
Em princípio vou entregá-la à Irene no próximo Domingo, dia 18, porque vamos participar no Andanças e podemos passar em Castelo Branco, onde mora a Irene.

sexta-feira, agosto 09, 2013

TASQUINHAS ASSOCIATIVAS EM VAGOS

Do Clube de Futebol à Confraria das Saínhas, passando pela Banda, pelos escuteiros e pela Associação Dunameão, mais um ano em que em Vagos organizam um pequeno evento em que cada associação prepara umas comidinhas bem caseiras. E à noite há música com a prata da casa. É uma iniciativa bem simpática! Este ano lá fui duas vezes, uma para degustar uma sopa de feijão verde bem aromática, e depois para comer doces, tendo comido farófias, tarte de maçã e uma mousse de chocolate que estava 5 estrelas, e que por isso leva aqui a menção honrosa (comi nas duas noites). A mousse foi servida pela Dunameão!

quinta-feira, agosto 08, 2013

CASO LINA - VAI MESMO PARA CASA! FINALMENTE...

A Lina é uma amiga da internet, que conheci através da Comunidade ELA (clicar aqui, link para a página da Lina). Mas a Lina precisou de alguma ajuda para conseguir cumprir uma coisa vital: voltar para casa, deixando o lar onde foi institucionalizada de emergência. Vai daí comecei uma petição, numa atividade conjunta com outros amigos da Lina e da APELA, e precisamente hoje, aos oito dias de petição, recebi a comunicação que foram criadas as condições para a Lina poder voltar para junto dos filhos. Depois de meses de uma espera angustiante!
O Portugal Seaside Run apadrinhou a petição, numa das suas etapas a corrida foi dedicada à Lina!

quarta-feira, agosto 07, 2013

A SIMPLES FELICIDADE

Uma partilha que tem todo o significado! É de uma instituição aqui da zona, e faz um trabalho muito bom e que já aqui divulguei no meu blogue há um par de meses atrás:

terça-feira, agosto 06, 2013

ACOMPANHAR O PORTUGAL SEASIDE RUN

Às vezes temos amigos que partilham as suas aventuras connosco, o que faz com que também nós as possamos viver, ainda que de uma forma menos intensa. Aqui vai uma dessas aventuras, basta clicar aqui (link para o blogue deste projecto de correr Portugal pelo litoral)

segunda-feira, agosto 05, 2013

FESTIVAL DO MOLICEIRO - VAGOS

Ontem fomos, mais uma vez, ao Festival do Moliceiro! Neste festival de folclore alguns dos ranchos etnográficos chegam nos barcos tradicionais da apanha do moliço, os moliceiros da Ria de Aveiro.

sábado, agosto 03, 2013

FESTIVAL GASTRONÓMICO - SANTO ANDRÉ DE VAGOS

Hoje o jantar foi neste festival, organizado por uma associação local. Fomos comer arepas, que estavam 5 estrelas. Queríamos provar a sangria, mas não serviam a copo, só em jarro. Mas era demais para nós e fizeram então meio jarro. O que também foi demais, pelo que a pedalada de regresso a casa foi bastante pesada, pois as pernas estavam alcoolizadas!

quinta-feira, agosto 01, 2013

CASO LINA

Começa hoje uma campanha para ajudar a Lina a voltar para casa. A lina é açoriana, mas tem alguns amigos na net, aos quais pediu ajuda para ver se conseguia voltar para casa. Eu fui a voz desses amigos, e por via telefónica tentei ajudar a resolver a situação. Da asistência socail pediram-me mais uns dias, pois a situação estava a ser acompanhada. Em Maio. Estávamos a chegar a Agosto e nada, a Lina continuava longe de casa, num lar para terceira idade, e a Lina é trintona e tem duas crianças em casa à sua espera. Estava na hora de agir e comecei hoje uma petição on line, dirigida ao Governo Regional dos Açores, depois de consultados amigos sobre o que estava em perspectiva. Dei também início a um Grupo no Facebook, para ajudar a impulsionar a petição. Grupo que deixará de existir no final deste mês de Agosto, ou quando o objectivo tiver sido concretizado!