domingo, junho 24, 2012

GERAÇÃO EMIGRANTE

E pronto, está quase a consumar-se um facto que vai fazer rolar muitas lágrimas na família: o meu irmão, que já tinha ido para a Suiça tentar a sua sorte em termos laborais (depois de uma ligação de alguns anos valentes ao setor da construção civil), vai emigrar de vez, com mudança de casa. Vai ele e a família, o que quer dizer que os membros mais novos da família também se vão embora. Não é nada de novo porque já tenho uma sobrinha emigrante, que está na Croácia. A questão é que com estas mudanças, os meus sobrinhos deste lado da família ficam todos (são só 3) a viver lá fora. A geração emigrante começa cedo, vá lá que vão para a Suiça, é um país que não conheço mas que todos reconhecemos como muito bom para trabalhar. E para viver.
O que nos vai valer é que estas mudanças são suavizadas com a internet e a facilidade de comunicação.

sexta-feira, junho 22, 2012

HOJE HÁ BACALHAU

Não é assim todos os dias mas esta semana foi a semana do bacalhau cá em casa. 3ª feira ao almoço: bacalhau à Zé do Pipo, 4ª feira ao jantar: bacalhau à senense, 6ª feira ao almoço: bacalhau à Gomes de Sá. O Ramiro está quase a partir e nada como levar a barriga cheia daquilo que é mais português, e feito como deve ser feito! Aqui ficam as fotos, começando pela receita de família, o famoso À SENENSE (com a ajuda da Zé e do Ramiro fotografámos e filmámos e um dia destes escrevo esta receita):

       



domingo, junho 17, 2012

HOJE FOI UM GRANDE DIA

Aqui fica a reportagem vídeo, tal como publicada na Comunidade ELA (para além do video podem encontrar montes de fotos na Comunidade)

sábado, junho 16, 2012

GEOCACHING

Nada como ler a imprensa para alargar os horizontes do saber. A Dica da Semana (LIDL) trazia um artigo sobre o geocaching. Uma atividade, um jogo, uma coisa que parece ser engraçada e que eu desconhecia. Aconselho a quem tenha GPS. Eu não tenho mas posso fazer companhia a alguém que queira experimentar o seu aparelho. Para ver como funciona, nada como a internet. O Portal Geogaching português está neste link (clicar aqui).

quinta-feira, junho 14, 2012

"SMTUC" TAMBÉM SABEM ROUBAR (2)

Mas principalmente sabem ouvir as reclamações dos utentes. Não foi à primeira, mas, insistindo, recebi hoje um mail de resposta que diz o seguinte:

 "Exmo. Sr. João Paulo Pedrosa, Na sequência do vosso e-mail datado de 11.06.2012, cumpre-nos informar que, tendo em consideração o actual contexto socioeconómico que o país atravessa, e o facto dos clientes já terem dispendido os seus recursos na aquisição dos títulos de transporte, o Conselho de Administração dos SMTUC concederam excepcionalmente mais um prazo para proceder à troca dos respectivos bilhetes do tarifário antigo, entre 18.06.2012 a 20.07.2012. No que concerne à operacionalização de trocas, importa referir que as trocas serão efectuadas na Loja do Mercado, e que os clientes terão de adquirir previamente o respectivo cartão de suporte bem como pagar a diferença entre o valor dos títulos que têm disponíveis e o valor das viagens de acordo com o novo tarifário. Esperando continuar a merecer a sua preferência, apresentamos os nossos melhores cumprimentos. Coimbra, 13 de Junho de 2012"

 Quer isto dizer que já não faz sentido afirmar que os SMTUC também sabem roubar, mas mantenho o título, para fazer a ligação ao meu texto inicial, publicado aqui neste blogue malfadado (clicar aqui neste link).

domingo, junho 10, 2012

DIA DE PORTUGAL E DE COISAS BOAS















Mousse de chocolate - Resultado de uma master class com o Ramiro, para perceber bem os truques da melhor mousse de chocolate do mundo (Março 2012)

















Ovos Verdes - Fiz ovos verdes para levar para o piquenique da Senhora do Almortão. Já tinha saudades! (Abril 2012)
















Baba de Camelo - Época de muitos ovos, sai uma "baba de camelo" para o Ramiro aprender um pouco de culinária, aqui com a ajuda de um chileno, o Tomás, um AFS que está em Cascais. (Maio 2012)















Nozes sobre azul - Aproveitamento de leite de côco e calda de ananás (de lata de ananás em calda), num creme azul, com nozes e geleia. (Maio 2012)














Pastéis de Massa Tenra - Com recheio de cogumelos - Agaricus augustus - e que levei para o último dia do curso de Técnicos de Micologia. Há anos que não fazia estes pastelinhos de massa tenra, e com este recheio é certo que não volto a fazer! Há coisas que só se comem uma vez na vida. (Junho 2012)













Salame de Chocolate - Feito para levar para a visita à Mata da Margaraça, organizada pela Quercus Aveiro, visita que foi anulada por causa da chuva. Comido em casa não tem a mesma graça... (Junho 2012)

sábado, junho 09, 2012

LIVRO DE RECLAMAÇÕES DO CONTINENTE

Hoje pedi o livro de reclamações do Continente. Esta história dos cupões que eles mandam só para alguns clientes conseguiu irritar-me. Sou cliente do Modelo e Continente, como de outros supermercados, ou lojas. Não vou lá exclusivamente. Mas vou quando há boas promoções, quando se poupa dinheiro e se trazem para casa produtos de qualidade aceitável ou boa.
Desde o início que ia recebendo os cupões, mas como ficam as compras todas registadas em computadores quando se usa o cartão, eles fizeram as minhas contas, tiraram o meu perfil de consumidor e viram que não lhes dava tanto lucro como outras pessoas que não sabem fazer compras e se deixam enganar pelas promoções. Vai daí cortaram-me os cupões. Assim que me apercebi, ainda em Janeiro, reclamei no balcão e introduziram a minha reclamação no sistema. Fiz a mesma coisa três vezes, a última das quais escreveram mesmo no sistema que da próxima vez pediria o livro das reclamações. E foi o que fiz! Dão-me sempre a mesma conversa que o Continente se reserva o direito de fazer as promoções junto dos clientes que assim o entenda, eu só peço que me digam porque é que eu fui excluído, para decidir se começo a ir comprar noutros locais onde não sejam tão desrespeitadores.

sexta-feira, junho 08, 2012

ESTE HOMEM NÃO É PORTUGUÊS

Pela segunda vez apanho a circular uma entrevista do José Gomes Ferreira, qualquer das duas falando claro sobre a corrupção. Ele aqui diz bem claro, logo no início: houve conluio! Porque se dissesse que houve corrupção eram capazes de lhe levantar logo um processo, os senhores do PS e outros que tais. Esta entrevista é deste final de Maio, mas estas negociatas ainda vão dar que falar. Ele diz claramente que há culpas do Parlamento e depois do Presidente da República. Mas nem os deputados nem o pobre Cavaco foram para lá sozinhos, há malta que acredita nesta gente, e isso é que faz deste País um triste fado. Fossem hoje as eleições e veriam o PS de novo a subir e o Cavaco reeleito.

sexta-feira, junho 01, 2012

"SMTUC" TAMBÉM SABEM ROUBAR (1)

No dia 1 de Junho escrevia este texto que se segue, hoje dia 14 de Junho (editei o meu texto e estou a acrescentar isto) teria poupado o trabalho, porque afinal a administração dos SMTUC decidiu agora dar essa hipótese de trocar os pré-comprados. Aqui vai o texto original: "Imaginem então que estes senhores, dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, mudaram os títulos pré-comprados, por um sistema tecnologicamente mais avançado, mas quando nos dirigimos aos postos para trocar os títulos antigos pelos novos, ao contrário do que aconteceu de outras vezes em que o sistema mudou, não fazem a troca, apenas dizem que têm  (tinham) que ser gastos até ao final do mês de Maio, depois perdem a validade.
Estes ladrões que decidem que tem que ser assim, fazem das pessoas parvas. Escrevi-lhes no outro dia e não responderam às minhas perguntas concretas. Insisti e pedi para decidirem aceitar a troca dos títulos, mas é claro que não me deram nenhuma resposta. Vou voltar a insistir, pois claro, até me darem uma resposta satisfatória, uma vez que com tanto sistema informático instalado não se pode aceitar que não façam a troca dos títulos pré-comprados.
São estes os gestores de coisas públicas que temos, roubam aos utentes para defenderem os seus salários principescos. Já não lhes chega as prendinhas que recebem no Natal, desta e daquela empresa... para mim são ladrões, até prova em contrário."