quarta-feira, maio 30, 2012

DIA DE ANIVERSÁRIO








Foi ontem, eu sei, mas como estive fora de casa todo o dia, os festejos foram passados para o dia 30 de Maio. Ficam as fotos aqui no Malfadado. O tamanho do bolo de aniversário é mesmo assim, veio diretamente da Argentina, enviado pelos pais do Ramiro, Eduardo y Cristina. São os famosos alfajores, deliciosos! Aqui foi um deles adaptado a bolo de aniversário, e a vela foi apagada com cuspo e dedos, não fosse o sopro derrubar o bolo!

quarta-feira, maio 16, 2012

ÓCULOS NOVOS

Giorgio Armani. Quem quiser vê-los na minha cara, só tem que pedir por mail que eu envio uma foto!

terça-feira, maio 15, 2012

UMA LIÇÃO DE ECOTURISMO



Aqui está uma palestra publicada no You Tube, do meu amigo Pedro Morais. Já o conheço há tantos anos, dos tempos do GIDC (anos 80), ele era sócio da LPN e fizemos algumas coisas ligadas à defesa da natureza juntos.
Pede desculpa pelos 43 minutos e meio de duração da palestra! Mas como vêem ele é um bom comunicador!

sexta-feira, maio 11, 2012

O GRANDE ROUBO DA COUTADA

Este é um tema que não vai sair da atualidade tão cedo. A Universidade de Aveiro juntou-se a más companhias (entidades públicas endividadas e empresas envolvidas em grandes negociatas), para fazer um Parque de Ciência e Inovação. Para começar, entre todos eles, fizeram uma empresa privada a que chamaram PCI SA, que não tem nada a não ser projetos e administradores bem pagos. Para terem alguma coisa resolveram adquirir terrenos, mas não são uns terrenos quaisquer, são mesmo ali junto do centro de Aveiro, e do centro de Ílhavo, numa zona protegida e onde estão dos melhores terrenos agrícolas. E vai de enviar cartas aos proprietários, oferecendo pouco pelos bens das pessoas e ameaçando com expropriação. Chegou-se ao cúmulo de ser a GNR, a mando de uma empresa privada, a entregar as cartas de proposta de compra, para intimidar mais as pessoas. Os terrenos vão ser valorizados e a empresa privada vai ficar com um grande valor em terrenos, que, mais cedo do que mais tarde, irão ser valiosos para rentabilizar esta empresa.
Só que as pessoas e as associações locais já reagiram e vão fazer tudo para impedir que esta obra avance.
Parece mal a uma Universidade ir destruir terrenos agrícolas e destruir lares sem estudar outras localizações para este Parque. E parece ainda pior depois da União Europeia ter decidido que não aplica mais verbas comunitárias em empreendimentos sobre terrenos agrícolas. Afinal esta Universidade prepara os alunos para o futuro ou está ligada apenas aos interesses pouco claros de empreendedores mafiosos?

quarta-feira, maio 09, 2012

UM TRAILER

Teremos coragem de enfrentar as realidades do nosso tempo?

Já tinha recebido as fotos por mail, mas vi agora uma partilha no facebook desta tragédia dos albatrozes, aliás, desta nossa tragédia humana.

segunda-feira, maio 07, 2012

FÉRIAS FELINAS

Com os meus pais a irem visitar a minha sobrinha à Croácia, a Reñoñas e o Bolacha vieram até aqui a Vagos para umas merecidas férias.

sábado, maio 05, 2012

MAIS UM BLOGUE

Não me perguntem como, mas aceitei ser participante de um blogue muito interessante sobre aquilo que podemos fazer localmente, neste caso em termos de ligação à terra. Cliquem aqui neste link se querem descobrir onde eu vou participar muito pouco, mas com muito prazer!

quinta-feira, maio 03, 2012

COMER COGUMELOS

Ontem tivemos uma pequena saída de campo, na aula do curso de cogumelos. Apanhámos alguns para depois identificarmos, eu apanhei um Paxillus atrotomentosus e hoje foi cozinhado e consumido. Não dou a receita, mas posso dizer que ficou bastante bom, cozinhado à maneira chinesa no wok.

quarta-feira, maio 02, 2012

EU FUI A ESTE CONGRESSO IBÉRICO DE BICICLETISTAS

Foi na Murtosa, e foram uns dias bem passados.
Não estava sozinho porque o Paulo Adriano também se inscreveu, e apresentou uma comunicação e tudo. Ele veio desde Coimbra, eu parti de Aveiro, pois tinha uma consulta de oftalmologia logo de manhã. Tinha combinado com ele acamparmos, mas esqueci-me de levar saco-cama. Quando falei com uns participantes no Congresso, locais, se me arranjavam umas mantas, pois a noite estava fria, um deles ofereceu a sua casa para descansarmos, e nós aproveitámos. E quem era ele? Nem mais nem menos do que o Presidente da Junta do Monte.

Como era um congresso ibérico, encontrei lá muitos espanhóis, mas com um deles houve uma ligação mais forte, pois em conversa, para além das bicicletas, descobrimos coisas em comum. Ele veio com a companheira, dirigente associativa de Múrcia, e foi o único contacto que trouxe, para além da recordação de momentos bem passados.

Os sócios da FPCUB não pagavam nada, nem as principais refeições, pelo que foi mesmo um fim-de-semana bem poupadinho.

E para os mais ativistas dos pedais aqui estão as conclusões do congresso (clicar neste link).

terça-feira, maio 01, 2012

EU ESTAVA LÁ

Às vezes fazemos parte da história coletiva. O Dia 1 de Maio de 2012 foi a data escolhida pelo Pingo Doce para uma promoção de arrasar: quem gastasse mais de 100 euros, só pagava 50% da despesa. Na manhã deste dia estávamos em visita de estudo, do curso dos cogumelos, em Paredes - Porto. Recebo um sms do Gabriel a divulgar a notícia, ainda lhe respondo que estamos a 1 de Maio e não no 1º de Abril. Mas era bem verdade, e já na viagem de regresso a Aveiro a Zeza, via telemóvel, faz-me chegar as notícias de grandes confusões, e nós próprios vemos as bichas de automóveis nos Pingo Doce que estão no caminho. Valeu-me que no carro onde vínhamos, estava a Zé Valinhas, conhecedora de Aveiro e que também queria ver se aproveitava a ocasião. Vamos para um Pingo Doce pequenino e aí tudo é mais simples, apenas 2 horas de bicha e saímos com uma poupança significativa: dos 80 eu pago 40, ela dos 260 pagou 130. Não cheguei aos 100 euros porque as prateleiras já estavam muito escolhidas, mas trouxe coisas que precisávamos, leguminosas várias, camarão, pasta dos dentes (a última), detergente para lavar à mão (o último), sementes para pão, e também uns chocolates marca Pingo Doce, com chocolate belga, que só por si justificam ir lá às compras. Para ter desconto sem chegar aos 100 euros, bastou a simpatia e prontidão da Zé em pagar ela toda a despesa e depois eu pagar-lhe a minha parte.