sábado, julho 30, 2011

FESTIVAL DO MOLICEIRO

Foi em Vagos, como todos os anos! desta vez eu fui lá e foi bonito. Mas o melhor foi que ao mesmo tempo que via música fazia observação da avifauna. Quando estava um grupo de Castelo Branco a atuar passou uma cegonha-preta (Ciconia nigra), terão sido eles a trazê-la???

Festival do Moliceiro JUL2011

segunda-feira, julho 25, 2011

JANTAR PARA 5

Começou por ser um jantar para 3, depois já eram 4, depois ainda vinham mais 2, mas afinal só apareceu mais 1!
Ontem ao jantar fomos 5 na mesa, douradinhos do LIDL, SOYSAGE, SALADA DE TOMATE COM MAYONAISE CASEIRA e um ARROZ COM TROCINHOS DE PIMENTO VERDE depois de umas entradinhas, terminando com profiteroles que a minha irmã, de passagem, com estadia, por Vagos, comprou numa pastelaria e aqui deixou como lembrança.

sábado, julho 23, 2011

PROMOÇÕES DE SUPERMERCADO

Comprar as coisas a 25% do seu preço (mais ou menos) normal é obra. Do leite meio gordo no LIDL a 20 e poucos cêntimos, aos iogurtes com pedaços de frutos a 40 e poucos cêntimos o Kg no CONTINENTE, este final de mês é uma maravilha para as promoções. Azeite extra virgem, vinho verde, salsichas, queijo, atum dolphin safe, chocolates, detergente para lavar roupa, enfim, quem souber fazer compras tem uma excelente oportunidade de comprar barato. Este final do mês tem sido uma maravilha para as compras, também no INTERMARCHÉ e no JUMBO. Quem quer poupar tem que saber gerir a despensa, o que pode acumular, o que pode gastar, os limites nos saldos em cartão, etc, etc. Um dia destes posso dar aulas de como fazer compras, e criar uma rede de informação on line onde analiso as melhores compras.

FESTIM - FESTIVAL DE MÚSICAS DO MUNDO

Este ano fui só ver um dos espectáculos deste festival que é um marco cultural aqui na zona de Aveiro.
Foi mesmo o último, dia 22 de Julho!
Aqui fica um cheirinho dos artistas chilenos que vimos (há coisas mais recentes no youtube, mas esta foi gravada em Barcelona):



Com dedicatória ao amigo Emilio, que anda a passear no Chile e nos vai contando as suas aventuras!

sexta-feira, julho 15, 2011

BEM OU MAL PASSADA?

Nem uma coisa nem outra, pois nem vos passa pela cabeça, quando esta cabeça se passa dos carretos. Por isso deve ser servida assim, nem bem nem mal passada, apenas ao natural e com os olhinhos a mexer.


foto tirada em Vagos numa iniciativa de divulgação gastronómica, de que falei aqui em 26 de Junho

domingo, julho 10, 2011

3D FESTIVAL INTERNACIONAL DE JAZZ - FIGUEIRA DA FOZ

O 3D Festival Internacional de Jazz da Figueira da Foz 2011 realizou-se no Centro de Artes e Espectáculos, entre os dias 8 e 10 Julho e teve no seu cartaz Diego Figueiredo, ZELIG, Projecto OGRE, Burton Greene e Open Field String Trio, Maestro António Victorino D'Almeida e Luiz Avellar e Bernardo Sassetti

O senhor da foto vimos num belo espectáculo, com espaços para músicas a solo, acompanhado por harmónica (gaita de beiços), por bateria e por uma tocadora de pandeiro e triângulo. Ele é o Diego Figueiredo, podem admirar no youtube, mas nós fomos ver ao vivo e ainda comprámos um CD por 10 euros, mas foi bem melhor o espectáculo que o CD.



Na mesma noite ainda vimos um pouco de ZELIG, interessante mas já deu para o tarde e não ficámos até ao final.


OGRE foi no Sábado. Muito bom som, mas só cá bem atrás, porque a sala é enooooorme e a acústica muito fraquinha. Mas quem lá foi e pagou os 10 euros (ou só 5) do bilhete, vai também receber o CD gravado ao vivo em Coimbra, que está a ser retocado com umas gravações em estúdio. O novo CD já tem uma proposta de nome... mas ainda não é certo!
Música muito original e criando um bom ambiente sonoro, um espectáculo com momentos altos que encantou o público. A Maria João, com os sentimentos à flor da pele, como sempre, deixou transparecer algum nervosismo de tristeza, mas depois voltando à alegria com as músicas deste grupo excelente. Sim, já aqui tinha colocado no meu blogue sobre este projecto que vi em Coimbra pela primeira vez... e foi há bem pouco tempo!!

Depois ainda ficámos para o freejazz do final da noite, com o Burton Greene (EUA) e Open Field String Trio (Coimbra), mas teve poucos momentos mais harmoniosos, foi um pouco agressivo demais.

No Domingo já não deu para ficar na Figueira da Foz...

sábado, julho 09, 2011

ESCOLA PÚBLICA - UMA DENÚNCIA CORAJOSA

"Professora, até ontem

O meu nome é Sónia Mano, até ontem era professora de Matemática na escola E.B. 2,3 de S. Torcato, em Guimarães (onde me encontrava a trabalhar com contrato a termo incerto). Hoje de manhã, por volta das 9h, recebi um telefonema da Secretaria da referida escola a informar-me de que o meu contrato de trabalho cessara no dia anterior.
Até aqui, poderá pensar-se... é uma coisa natural, mais uma professora dispensada do serviço após mais de seis meses de trabalho árduo com alunos oriundos de meios socioeconómicos muito desfavorecidos: Até eu estava já preparada para a eventualidade de receber a notícia nestes moldes. Mas e o que é feito do prazo legal de três dias para avisar um empregado de que o seu contrato vai terminar? Eu sou apenas mais uma das vítimas do Estado e da actual conjuntura que o país atravessa.
Mas o porquê do meu e-mail vai muito para além das queixas para com o sistema. É mais um grito, uma tentativa de que dêem algum tipo de atenção a certas situações que estão a acontecer neste país. Como eu, fomos várias as pessoas dispensadas hoje de manhã, ou melhor, informadas hoje de manhã de que o nosso contrato terminara no dia anterior. Não será isto mais uma vergonha do nosso país? Não há qualquer respeito pelos profissionais, nem pelo seu trabalho e esforço.
Mais acrescento, neste meu desabafo, que iniciei, a meio da semana passada, a correcção de EXAMES NACIONAIS do 9.º Ano! Este trabalho, não está concluído! Termina apenas amanhã, dia 8 de Julho. Entretanto, já amanhã, tenho uma reunião para aferição de critérios de avaliação, reu- nião essa de carácter obrigatório. E agora eu pergunto: O MEU CONTRATO DE TRABALHO E A MINHA LIGAÇÃO AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO TERMINOU ONTEM. Como vão os alunos ter avaliação no referido exame? Quem vai suportar as despesas de deslocação de Vila Verde (minha residência oficial) até Guimarães?!
Hoje a minha vontade é não entregar os Exames, mas mais forte do que essa vontade é a necessidade de nunca prejudicar os alunos por causa de mais um erro do nosso sistema de ensino. Amanhã, eu irei suportar despesas de deslocação e voltarei a fazê-lo na sexta para entrega dos Exames. Durante esses dois dias, vou fazer uma aplicação criteriosa dos critérios de classificação. Mas precisava de fazer este desabafo: parem de chamar incompetentes aos professores portugueses, aqueles que lutam todos os dias por melhores condições numa escola cada vez mais pobre em valores, tais como a entre-ajuda e a solidariedade. Ajudem-nos a ajudar os vossos/nossos filhos a crescerem como cidadãos e, por favor, na luta pelos meus direitos enquanto trabalhadora/professora/EDUCADORA. Ajudem- -me a divulgar este caso que é apenas mais uma das vergonhas em que o nosso Estado está envolvido!
Tenho provas e documentos oficiais que comprovam cada uma das afirmações que estou a divulgar. Não sei mais onde me dirigir: é preciso que os portugueses saibam o que se está a passar numa escola pública de Portugal.
Sónia Mano"
Julho de 2011

Recebi este texto por e-mail, e aqui o transcrevo. A denúncia é corajosa, mas falta aos professores a coragem para serem consequentes. Aqui o Malfadado entregava os testes sem correcção, quando os fossem buscar lá a casa, e não gastava nem mais um cêntimo com deslocações, e denunciava a situação ao Ministro.

segunda-feira, julho 04, 2011

FESTIVAL CICLÁVEL - CICLORIA

Inscrevi-me para este festival bem original, que abarcou três municípios da região de Aveiro. Mais informações sobre o festival aqui (link para site cicloria).
Aqui estou eu na fotografia de grupo, podem ver a t-shirt vermelha a segurar a t-shirt do festival que me foi oferecida, mesmo só tendo participado no último dia do Festival, pois no Sábado tive que ir a uma reunião da QUERCUS.



Para além do percurso de bicicleta, bastante interessante e com música a acompanhar, como convém num bom festival de Verão (o meu percurso desse dia foi bastante comprido, pois saí de Vagos, perdi o comboio em Aveiro e fui de bicicleta até à Murtosa, fazendo depois o percurso completo do programa de Domingo do Festival), neste dia fui brindado com um almoço de porco no espeto. Nunca tinha comido esta iguaria tradicional, e confesso que gostei, até dei os parabéns a este senhor que o deixou mesmo no ponto certo de calor e de tempero!



Fotografias cedidas sem permissão por Fábio Teixeira, mais fotos do Festival CICLORIA no seu site, ver aqui (link).