quarta-feira, junho 22, 2016

26 J - NUESTROS HERMANOS VÃO ESPALHAR SORRISOS?

Já aqui tinha colocado umas coisas sobre as eleições em España, hoje aqui ficam mais uns vídeos para a história. Mas antes um link para uma página que eles criaram onde se explica como fazer para retirar o poder ao eterno dominador do Senado. É interessante ver como às vezes, nestas coisas das eleições, votar ao lado pode favorecer a sociedade. (link para página Ganar el senado al PP, clicar aqui). E agora os vídeos no Youtube:

E o agradecimento dos mesmos do costume em España a quem fica no sofá:

terça-feira, junho 21, 2016

DIA MUNDIAL DA ELA

Hoje foi dia de ir a Lisboa, numa carrinha adaptada cedida pela Câmara Municipal de Gaia, às comemorações portuguesas do Dia Mundial da ELA. Uma organização da APELA que levou 3 portadores de ELA da região norte a um evento que foi bastante interessante e que correu bem, mesmo com os habituais atrasos. Eu tive então a sorte de ir muito bem acompanhado nesta boleia até Lisboa, sendo a companhia da Tekas, mais do que cuidador. Para além das tertúlias temáticas, sobre a frase "Até que o som acabe", tivemos a oportunidade de assistir à actuação a solo do Mário Laginha. Uma das músicas com que nos brindou foi esta, mas claro que com uma improvisação diferente:

segunda-feira, junho 13, 2016

SOPAS REQUENTADAS

Não foi isso que aconteceu, precisamente há um mês atrás, na 6ª Mostra de Sopas da Gafanha da Encarnação, organizada pela Escola Básica. As 28 sopas disponíveis, confecionadas por restaurantes, cantinas e associações eram todas fresquinhas e foi mais um êxito organizativo, nesta mostra que alia a boa variedade de sopas a um momento de descontracção e convívio. Paga-se um valor simbólico e ainda se traz a tigela para casa. Não foi a melhor edição em termos da qualidade das sopas apresentadas, e penso que a mostra poderia ser melhorado se houver mais organização na hora de pedir a colaboração de quem oferece as paneladas de sopa, para evitar tantas sopas de peixe juntas. É verdade que aqui no litoral há essa tradição, e havia umas bem melhores que outras, mas em termos de uma alimentação mais saudável seria de esperar umas boas sopas de legumes. E não foi bem isso que aconteceu. Para além das 14 sopas de peixe, havia 3 sopas que tradicionalmente levam carne, mas depois havia carne em muitas sopas, 7, nem menos, até numa sopinha de feijão verde puseram carne.
Mas pronto, lá consegui comer 14 sopas, e atribuí uma classificação de 1 a 5 a cada uma. A grande vencedora foi um Creme de Legumes preparado com carinho pela equipa de cozinha do restaurante A Cave (restaurante da Gafanha da Encarnação). Muito bom. Um 5! Depois houve dois 4, mas também dois 1, o resto foi suficientes ou medíocres.
Parabéns à organização, impecável, e a quem preparou as sopas e as cedeu. E um dia destes, tenho que ir visitar o restaurante, se a sopa é bem feita o resto da comida também deve ser!

sexta-feira, junho 10, 2016

UNIDOS PODEMOS - ESPANHÓIS PODEM FAZER HISTÓRIA

Depois de muitas peripécias políticas, com muitas reuniões e propostas depois das eleições de 20 D, as formações políticas não se conseguiram entender. É que em Espanha os socialistas, em vez de geringonçarem, decidiram fazer apenas um protótipo disfuncional com a nova direita espanhola. E o resultado foi este, essa proposta foi chumbada por direita e esquerda e agora temos o 26 J. Eleições para desempatar. As "encuestas", aqui dizemos as sondagens, já há muito que dizem que o Partido Popular, mesmo muito manchado por corrupção e por políticas de favorecimento às grandes negociatas que também tiveram o mesmo resultado que em Portugal, vai ganhar de novo as eleições. Mas será mesmo? Estes estudos muitas vezes falham, porque não conseguem prever a reacção popular às campanhas eleitorais. Aqui fica um pequeno filme de menos de dois minutos, que conta uma pequena história. Com legendas en castellano:

quarta-feira, junho 08, 2016

FILME A ESTREAR - CANTÁBRICO - LOS DOMINIOS DEL OSO PARDO

É bom ver que a boa tradição de Félix Rodriguez de la Fuente não acabou em Espanha. Ora vejam lá esta bela e curta apresentação deste filme que vai estrear em breve:


sábado, junho 04, 2016

SIMPLEX 2016

O governo de esquerda quer simplificar mais algumas coisas aos cidadãos. Juntou dezenas de propostas numa geringonça informática muito fácil de consultar (link simplex, basta um clique aqui).
Uma das propostas que mais gosto é a possibilidade dos cidadãos votarem antecipadamente, e de forma facilitada. Ora procurem lá essa medida e percebam como vai funcionar em breve, de forma experimental.

quinta-feira, junho 02, 2016

COLECÇÃO MARISA MONTE

Esta grande artista  brasileira decidiu publicar uma colecção imperdível. Pequenos vídeos sobre as suas parcerias ao longo dos anos. Tem a Marisa Monte um canal Youtube (link para o canal com todos os vídeos, clicar aqui), que pode ser subscrito gratuitamente, onde fui buscar este vídeo que me deram via Facebook:

Não sei porquê esta repetição dos Ms na minha vida, Marisa Monte, Marisa Matias, Mário Laginha e Maria João... até os M&Ms coloridos eu gosto mesmo, apesar de não consumir!