segunda-feira, novembro 30, 2015

VIDA EM SINTROPIA - UMA REPORTAGEM OBRIGATÓRIA

Um quarto de hora com uma reportagem bem recente e em bom português. Para ver e partilhar!! Até tem eucaliptos, mas uma plantação que não tem nada a ver com os crimes ambientais das celuloses em Portugal. A inteligência de certas pessoas chega a comover-me.
Life in Syntropy from Agenda Gotsch on Vimeo.

domingo, novembro 29, 2015

MARCHA GLOBAL DO CLIMA EM AVEIRO

Aqui está uma iniciativa cidadã, que ajudei a divulgar. Mas acabei por não poder participar neste protesto mundial, nem em Aveiro nem em Coimbra. O que interessa é que foi um sucesso (ver link com notícia do Expresso)!

sábado, novembro 28, 2015

TAMBÉM SOMOS PORTUGUESES

Quem assina e divulga esta petição (link para a petição TAMBÉM SOMOS PORTUGUESES), que considero muito importante para que as pessoas possam cumprir com este gesto de cidadania que é uma eleição, mesmo que no dia das eleições estejam longe ou impossibilitadas de se deslocarem às mesas de voto. E que facilite a vida a quem está bem longe...

sexta-feira, novembro 27, 2015

PARA A HISTÓRIA DE PORTUGAL

Temos por cá bloguistas que vão contribuindo com as suas opiniões e reflexões para que um dia se compreenda bem a evolução da sociedade portuguesa. Um deles é o Francisco Seixas da Costa, que no seu blogue vai deixando textos como este sobre a saída de um governo que deixará decerto muitas saudades aos muito ressabiados aqui de Vagos... (link para o texto do blogue Duas ou Três Coisas).

quinta-feira, novembro 26, 2015

segunda-feira, novembro 23, 2015

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA APELA

Isto de ser dirigente associativo tem destas coisas... de vez em quando obrigam a umas deslocações. Desta vez, por inerência de ser Presidente da Mesa da AG da Apela, lá tive que ir a Lisboa. Planeei antecipadamente a reunião para ver se conseguíamos despachar os sete pontos da Ordem de Trabalhos, mas foi impossível cumprir com o planeado. Apesar de pouco concorrida a reunião, a verdade é que a gestão da associação está a passar por um período de muita turbulência, e houve muitas questões a que era preciso dar resposta. Resultado, para além da reunião de Sábado passado, ficou marcada nova reunião para dia 5 de Dezembro, para segunda sessão da mesma reunião, de modo a terminar os pontos da Ordem de Trabalhos. A Apela já passou por maiores dificuldades e parece que vem aí um novo ano bem melhor, pelo menos trabalha-se para isso! Em breve vai haver novidades!

quarta-feira, novembro 18, 2015

OUTRA VITÓRIA AMBIENTAL - KEYSTONE XL

Na América estava previsto construir um enorme oleoduto para aproveitar areias betuminosas (para produção de combustíveis, ainda de origem fóssil). Houve um enorme movimento de contestação, pessoas presas e julgadas, outras ainda a aguardar julgamento, tribos indígenas, agricultores, muita gente se mexeu e veio para a rua. Eu assinei petições, acompanhei a situação via facebook. Mas recentemente o Presidente Obama acabou com este negócio megalómano, disse que não havia autorização. E foi uma festa. Até eu me juntei a uma acção de agradecimento ao presidente Obama, através de uns activistas do Nebraska (ver aqui neste link, em inglês, um artigo sobre esta decisão histórica). Depois da Shell desistir de ir tirar petróleo no Ártico, vem agora esta nova vitória dos ambientalistas, que afinal defendem aquilo que é de todos, mesmo dos que estupidamente acham que a defesa do ambiente é só uma moda, mas que infelizmente tanto contribuem para degradar os nossos recursos. E beneficiam das lutas dos outros, do oxigénio, da água pura, etc.

terça-feira, novembro 17, 2015

LUATY BEIRÃO E A DITADURA DEMOCRÁTICA EM ANGOLA

Às vezes custa-me dar opinião sobre a situação de locais que não conheço pessoalmente. Não é este o caso, não só por causa deste português que adoptou uma forma de luta que me diz muito. O julgamento já começou, com uma justiça completamente dominada pelos políticos (não é só em Angola, eu sei...), mas é sempre tempo de assinar uma petição da Amnistia Internacional (link, clicar aqui).

domingo, novembro 15, 2015

SOU UM RADICAL

Nestes tempos em que a situação política em Portugal engloba declarações contra os perigosos radicais de esquerda, há coisas que fazem levantar os perigosos radicais de direita. Eu sou um desses radicais de esquerda, que olha para os perigos da esquerda como coisas que podem favorecer os que são descriminados pelos poderosos do costume. E olho para os perigos da direita como coisas que podem favorecer mais o racismo, o apartheid, a exploração do ser-humano, a destruição do ambiente apenas para favorecer as negociatas dos poderosos do costume.
Com as bombas e os tiroteios em Paris há montes de gente a reagir aqui em Portugal, mas ainda não vi nenhum movimento contra os Israelitas participarem nos campeonatos desportivos europeus.
E hoje partilho aqui o que um amigo meu escreveu, porque acho que há que ver bem as coisas quando os radicais de direita aproveitam para vir dizer que a culpa do terrorismo são os refugiados: "Temo mais um ignorante do que um terrorista. Apenas pela previsibilidade. O ignorante é imprevisível.
Os atentados de ontem em França, consumados por fanáticos criminosos, exortaram uma onda de indignação a que me associo, mas também a um levante de histeria bacoca e xenófoba, que a não ser contida, levará a que o quotidiano de todos remonte à era d...as cruzadas. Mais do que o medo, é a ignorância o principal ofuscador do discernimento.
A enciclopédia livre, define REFUGIADO como sendo "todas as pessoas que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar ao mesmo. Ou devido a grave e generalizada violação de direitos humanos, é obrigado a deixar seu país de nacionalidade para buscar refúgio em outros países."
A mesma enciclopédia, define também TERRORISMO, como sendo "o uso de violência, física ou psicológica, através de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medo, terror, e assim obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo, antes, o resto da população do território. É utilizado por uma grande gama de instituições como forma de alcançar seus objectivos, como organizações políticas, grupos separatistas e até por governos no poder."
Assim, os que por ignorância, transformam cada refugiado num potencial terrorista, tornam-se cúmplices da legitimação dos objectivos do terrorismo, tornando-se esses sim, confrontados com a definição de terrorismo, verdadeiros TERRORISTAS!"

terça-feira, novembro 10, 2015

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS EM VAGOS - INTERCALARES MAS COM CONTINUIDADE

Não intercalou um período de maior consciência política nestas eleições. Votou-se no partido mais tradicional aqui no concelho, o PSD, que apresentou a votos mais do mesmo, ou seja, quem provocou a queda do executivo, conforme referi aqui no Malfadado (link para o meu texto). A propósito destas eleições fiz uma reflexão no meu facebook, já antevendo o resultado final, mas apelando, ainda assim, à participação cívica. Para não premiarmos quem comete crimes (link para o meu Facebook). A verdade é que o prémio foi atribuído pelas pessoas, com números bem expressivos: uma muito maior abstenção, que era de esperar pois são intercalares, e uma subida valente do PSD, de 1390 para 1540, isto num universo de 2500 votantes. Há 3 partidos que vão para a oposição, perdendo 750 votos. E o PSD ganha mais 150. Nas eleições em 2013 houve 3180 pessoas a votar. Os mandatos atribuídos da Assembleia de Freguesia ficaram assim: 9 PSD, 3 CDS, 1 PS; os mandatos em 2013 foram: 6 PSD, 5 CDS, 2 PS. Mais uma vez, na região, a obra, mesmo que ilegal, tem os seus defensores assegurados. Eu continuarei a defender as obras que respeitam o património colectivo e as coisas boas de Vagos e da região, com o orgulho de quem mora numa zona onde ainda há muito por onde se evoluir, no sentido de uma terra melhor para se viver. Mas que estes resultados mereciam uma boa análise por parte dos políticos e das forças vivas da freguesia, lá isso mereciam. Uma sessão de portas abertas, pois claro. Como escrevi, nunca esteve em causa a pessoa, a sua maneira de ser, ou a grande capacidade em resolver situações. Mas uma sociedade que aceita premiar quem não cumpre as regras, não pode esperar muito dos jovens que assistem a estas cenas políticas. Será um sinal claro de que é uma sociedade que espera que os seus jovens venham a ser assim um dia?

segunda-feira, novembro 09, 2015

PONTOS GALP - ACABOU-SE

Há uns tempos atrás decidiram acabar com o cartão FAST GALP, que era um cartão onde se acumulavam pontos quando se abasteciam combustíveis para trocar por várias coisas. E abastecendo pouco, a verdade é que fomos juntando potos e trocando periodicamente por coisas, mas só quando faziam promoções no catálogo, quando certo artigo  se conseguia adquirir por metade dos pontos, por exemplo.
Agora decidiram acabar com este cartão, e deram um prazo para se trocarem os pontos. Eu lá estive a ver a melhor maneira de ficar a ganhar algum, e acho que fui muito bem sucedido. Aqui fica para memória futura, porque quem tem pouco tem que ser aproveitadinho. Total 3.620 pontos. Estudo exaustivo das melhores ofertas: 5 vales de 1,5 euros (1000 pontos) - 7,5 euros, mais um vale de 5 euros no IKEA (1250 pontos), depois havia que aproveitar um reforço do cartão Continente com 8 euros, para quem tivesse entre mil e 4 mil pontos, mas para isso bastava ter mil pontos ou pouco mais, ainda pedimos umas luvas multiusos (200 pontos) e um mapa ibérico actualizado (150 pontos), ou seja, por 3620 pontos sacámos ofertas num valor aproximado de 25 euros, sendo 20,50 euros em valor monetário para trocar por outros produtos. Neste momento falta ainda ir ao IKEA trocar o vale, mas ainda não tivemos oportunidade de passar numa loja.

sábado, novembro 07, 2015

82 ANOS E...

Ontem comemorou-se o aniversário do meu pai. Mas os festejos alargaram-se para hoje, com um almoço de restaurante com a boa comida bem feitinha, com aquele gostinho caseiro. Foi no Restaurante Cristina, ali para os lados do Seixo da Beira , do outro lado do Mondego para quem está nas Caldas da Felgueira (Canas de Senhorim), e subindo aquela encosta toda. É muito perto do ponto em que se reúnem três distritos: Coimbra, Guarda e Viseu. Muito perto também da terra dos samarreiros, de onde vem o meu núcleo familiar materno, Vila Verde (de Seia). 82 anos é uma bela soma. O meu pai é conhecido por ter acumulado muito conhecimento, antes de ter acumulado Kg a mais na barriga, o homem enciclopédia. E ainda hoje é uma pessoa muito informada e activa, a par da gula quase insaciável. O meu pai não tem um blogue, mas bem podia fazê-lo, contando as suas memórias, coisas pessoais que só ele sabe e que só ele sabe como contar. Nunca teve tempo nem motivação para ir escrevendo um diário, mas estou certo que um blogue dele teria grande sucesso. Porque tem excelentes reflexões sobre a actualidade também. Desde que não falasse só de boa comida e boa bebida... ou da falta dela! Já eu, por exemplo, farto-me de escrever, escrevo demais, a minha mãe não consegue ler o meu blogue... a ver se um dia destes consigo moderar-me! O meu pai não tem blogue mas tem página no Facebook (link). É aqui que podemos acompanhar algumas das coisas que partilha.

quinta-feira, novembro 05, 2015

O QUE É ISSO DE VIDA INDEPENDENTE - EDUARDO JORGE EM DESTAQUE

Como sabem a perda de mobilidade é um assunto que me diz muito. Por isso, aqui fica o convite para verem esta reportagem, que me parece muito bem feita e que acompanha o dia-a-dia de alguém que não desiste de uma luta porque sabe que é justa. O Eduardo Jorge (link para o seu perfil no FB) não desiste, mesmo tendo que ultrapassar barreiras muito complicadas, como podemos ver e quase sentir nesta reportagem da Vera Moutinho, do jornal Público, 48 minutos que valem a pena.

O Eduardo é também responsável por uma Comunidade virtual, aberta a quem usa o Facebook, e onde deixei o meu Like (clicar aqui, vai para essa página do "Nós Tetraplégicos")

terça-feira, novembro 03, 2015

30º ANIVERSÁRIO QUERCUS - AS FOTOS



Tive boleia do Raul e passámos um par de dias muito agradável para lá do Marão. A alternativa vegetariana do jantar de aniversário estava muito fraquinha, mal pensada e não correspondeu ao que tinha sido pedido ao que tinha sido pedido. Mas de resto o espaço, a Quinta do Paço, era muito bom, os funcionários super atenciosos e competentes, e as instalações mesmo muito boas para este tipo de eventos.