terça-feira, janeiro 20, 2015

MÚSICA DE INTERVENÇÃO - NÃO QUEREMOS PAGAR PELOS ERROS DOS OUTROS

E mais um videozinho, se calhar até já está aqui divulgado no Malfadado, uma vez que não é recente. Mas é sempre muito actual. Com o Sócrates detido e com o BES a ser investigado pelos amigos de outrora (e os amigos são para as ocasiões, pois claro), até parece que os pulhas vão ser obrigados a pagar pelos erros. Mas desenganem-se, eles continuam a viver acima das possibilidades deles... mais do mesmo, até quando?

Fica esta musiquinha do Tiago Bettencourt - Aquilo que eu não fiz

domingo, janeiro 18, 2015

VILA VERDE - DE SEIA - TERRA DE SAMARREIROS

Definitivamente as minhas origens mais vincadas estão aqui. Já devo ter partilhado no Malfadado fotos da casa da família que subsiste nesta pequena aldeia, onde vou de vez em quando fazer a manutenção do espaço, para que as silvas não ocupem tudo, e sempre para apanhar lixo que gente, porquinha de todo, ali vai depositando, ainda que tenha os contentores do lixo mesmo ali ao lado...
Desta vez deixo um pequeno video que conta a história da aldeia no século passado, com algumas referências mais antigas. Aqui fica o meu agradecimento público ao autor, pois este tipo de reportagens, amadoras mas feitas com muita dedicação, são excelentes trabalhos de registo histórico.
Em breve vou lá passar para ver como aquilo está, bem que gostava de cuidar melhor daquele espaço, mas está longe daqui. E perto do coração!

sexta-feira, janeiro 16, 2015

TEATRINHOS MUITO ORIGINAIS - LAURA KIBEL

Vale a pena ver os videozinhos desta artista de Verona (aqui, link para a página oficial dela, em italiano). Mais do que palavras, minhas senhores, meus senhores eis um dos videos no youtube: 

quarta-feira, janeiro 14, 2015

A CLASSE CRÍTICA QUE EMIGROU

A propósito da reflexão que coloquei aqui ontem, e do meu video-denúncia das ilegalidades na Coutada, de facto parece-me interessante o seguinte: pedi para os meus amigos e familiares partilharem o mesmo video, para que o assunto deixe a escala regional e passe a uma escala superior. No facebook houve partilhas variadas de muita gente, pessoas que me conhecem, muitas que não. Mas das que me conhecem houve um par delas vindas de pessoas que trabalham lá fora, que emigraram por causa das más condições que o nosso País oferece, e que tocaram ambas no que é mais significativo: o apelo às pessoas que ainda cá estão a agirem e a fazer alguma coisa sem ser só queixar-se no facebook e nos cafés. E de facto isto contrasta com a posição de pessoas que não partilham o video, porque se sentem incomodadas com o teor reivindicativo do mesmo, com o seu final algo repugnante, pessoas essas que estão cá, e vivem cá os abusos do poder político. E que não protestam, queixam-se, choram, mas sempre no seu âmbito familiar, no seu café, quando vão às compras largar uma pipa de IVA para comprar bens alimentares. Será que a classe crítica, por ser mais interventiva e proactiva, foi mais corajosa que os demais e por isso foi mesmo embora? Será que é esse o meu caminho? Ou ainda vou ter que ir escarrar na porta da minha Junta de Freguesia que tem um presidente condenado a perder o mandato mas vai recorrendo da decisão e não larga o poder? Ainda vou ter que ir escarrar na EN 109, que atravessa zonas urbanas com montes de veículos que deveriam ir pela SCUT, que agora é CCUT, depois do seu financiamento europeu ter sido aprovado porque estas SCUT iam dar mais qualidade de vida aos habitantes. Ainda vou ter que escarrar à porta do IMT que cobra 30 euros pela emissão obrigatória de novas cartas de condução e depois não as envia aos contribuintes explorados no prazo, obrigando todos, mas todos, a deslocarem-se lá para carimbar a guia de substituição que "só" tem um prazo de seis meses. E poderia continuar...
Aqui fica o meu video novamente, com 2500 visualizações e pedindo que o partilhem (sim, novamente), para que mais gente o veja e peça aos amigos para partilharem. No mínimo têm um momento de ironia bem disposta no seu dia-a-dia, no máximo juntam-se a esta revolta e partilham também! No Facebook o mesmo video foi colocado por uma plataforma, Get Up Portugal, que já ultrapassou as 5 mil visualizações, mais de 200 partilhas.

terça-feira, janeiro 13, 2015

RONALDO MAIS RICO, PAÍS MAIS POBRE

Hoje copio aqui o texto que o meu amigo Joaquim Ramos partilhou no seu Facebook, pela pertinência dos argumentos (é como se o Joaquim Ramos fosse contratado por um dia para ser correspondente do Malfadado na República Checa):

"Hoje fiz uma brincadeira: vi o telejornal checo e o telejornal português.


Dez minutos depois de começarem, os checos já tinham falado dos atentados em França, de uma fulana que está a responder na justiça deles e tinham passado ao de leve sobre o tema da queda do valor da Coroa Checa.

Os tugas estavam no Ronaldo.

Aos 35 minutos, os checos tinham falado de França, do processo da fulana, da desvalorização da moeda, da cooperação de segurança entre os próprios e os franceses, da visita do presidente Zeman à cidade de Pardubice, da situação humanitária na Ucrânia, das caixas negras do avião da Air Asia, do recorde de receitas turísticas obtidas pelos monumentos checos no ano transato (a Torre de Belém já abriu ao público ou ainda está fechada?), do carvão industrial, do jogo automático e de casino em Praga, de uma perseguição policial no centro da capital, do tempo quente (+6ºC!) e do vento forte - atípicos no país por esta altura - e de uma questão qualquer do partido político TOP 09.

Aos 35 minutos, os portugueses tinham falado do Ronaldo, de França, do facto de Obama não ter ido a França... E já tinham voltado ao Ronaldo outra vez.

Não é para um tipo se passar? E eu que até gosto de ver a bola e de ver o rapaz jogar...

Por acaso não vi passar (não deve ter dado. Não é importante) a reportagem sobre a abstenção de Portugal na votação sobre o milho transgénico no Conselho de ministros dos Assuntos Europeus (Portugal votou em branco, ao lado da Alemanha. Somos os maiores, carago! Estamos ao lado dos grandes!), votação essa que criou um dos mais interessantes (embora cada vez menos raros) paradoxos desta Europa de jogadas: a moção mais votada... Perdeu!
Isto depois de o Parlamento Europeu ter recomendado o chumbo dos trangénicos com um interessante resultado: 385 votos a favor, 201 contra e 35 abstenções. (Percebo: o resultado reprovante dos deputados eleitos por voto direto das populações não foi claro e, na dúvida, aprova-se a coisa!)

Depois do bacalhau marinado em polifosfatos, vamos ter TC1507 Herculex produzido nos frondosos campos de sequeiro da Bavária e da Westefália para as pipocas da Feira de S. Mateus. Alvíssaras!

São agora 20.53h em Portugal, e o Rodrigues dos Santos anuncia uma coisa qualquer sobre... A estátua do Ronaldo.

Claro que o país continua na merda porque, para além de um governo que acha que a ciência, a educação e a cultura são passatempos para privilegiados, temos uma classe crítica que emigrou e uma comunicação social que não merece o sofrimento que as gerações passadas sofreram para lhes deixar a liberdade de imprensa e o direito à informação; a investigação profissional e o direito ao sigilo das fontes.

Não é só triste: é penoso.

"Post Scriptum": são 20.57h em Portugal continental. José Rodrigues dos Santos acaba de apresentar uma reportagem sobre os 3 únicos portugueses que ganharam a Bola de Ouro: Eusébio (decorado com as saudosas imagens a preto-e-branco!); Figo (com a interessante nota do jornalista: "Cristiano Ronaldo tinha, na altura 16 anos!!"); e o nosso menino da Madeira. E o Telejornal (digamos assim!), lá continua com o solidó que anima as tardes do povo, de mãos nos bolsos, no adro da igreja.

Desligo a televisão.

Amanhã dou um exame aos meus alunos. Vou propor a análise de um texto do Ronaldo. Ou dos Rodrigues dos Santos. Num caso ou noutro, acaba por ser sempre "o esférico rolando sobre a relva"."

domingo, janeiro 11, 2015

PUBLICIDADE CONTRA EMPRESAS

E A FAVOR DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

Porque os consumidores informados podem pressionar para que as empresas sejam mais responsáveis na hora de comprar as suas matérias primas:

quinta-feira, janeiro 08, 2015

MAIS DIAS ABERTOS NO CABEÇO SANTO

Vamos lá ver se depois os dias também têm céu aberto ou com poucas nuvens... estão publicadas as datas para as jornadas de Voluntariado no Cabeço Santo. Quem quiser vir conhecer de perto estas paisagens da Serra do Caramulo é só inscrever-se. Se for de mais longe não há problema, planeia um fim-de-semana aqui na região e fica aqui hospedado em Vagos, e no Sábado pela fresquinha arrancamos daqui juntos. A nossa casa não está habituada a ter visitas frequentes, mas nada que não se mude de hábitos...
Toda a informação no melhor blogue sobre projectos de conservação da natureza em Portugal basta clicar aqui (link para blogue Recuperação Ecológica do Cabeço Santo)

terça-feira, janeiro 06, 2015

EU NÃO QUERO PAGAR POR AQUILO QUE NÃO FIZ

Continuamos na música, ainda a propósito do escarro que dediquei à PPP PCI-SA... hoje é o Tiago Bettencourt.

Ontem mais uma reclamação no livro amarelo das reclamações, um livro quase virgem, o do Ministério Público de Ílhavo, só uma pessoa tinha usado o livro em duas ocasiões. Nada a dizer dos funcionários, posso até dizer que me sinto em casa. Mas uma decisão que envia a minha queixa de obra ilegal, em violação clara de uma Providência Cautelar, para o DIAP de Aveiro, decisão essa que não me é comunicada, decisão que não deixa rasto nos registos informáticos, essa sim motiva claramente o pedido do livro amarelo. Duas queixas numa só folha, que também não é bom gastar muito papel...

Acaba assim a letra (podem ler junto com o video no youtube, abaixo do video) deste hino de um movimento que há-de chegar a Portugal daqui a uns 8 anos, como já chegou a Espanha (e que já aqui referi no Malfadado):

"Meu sonho é de armas e mar
Minha força é navegar
Meu Norte em contraluz
Meu fado é vento que leva e conduz."



Nota: já tive algumas reacções de amigos que consideram o final do meu video repugnante. Mas ponham-se em frente a um estaleiro de uma obra ilegal, que todos estamos a pagar sem termos pedido para a obra ser feita. Ponham-se em frente a um estaleiro com máquinas que já esventraram a nossa Reserva Agrícola Nacional, de forma claramente ilegal. Estejam em frente a um estaleiro depois de terem sido detidos e cumprido serviço cívico obrigatório, só por denunciar uma ilegalidade de forma firme. Se não sentirem que o estaleiro é repugnante, então compreendo que considerem o meu escarro teatralizado repugnante. Abjecto. Nojento. Condenável.
E aqui fica o meu agradecimento a quem tem partilhado o video, por mail, nas redes sociais, em comentários de sites de notícias. Era muito importante que algum jornalista independente viesse à Coutada e fizesse um trabalho sério de investigação, porque dos jornais e das rádios que se limitam a dar notícia das notas de imprensa já nós percebemos que é difícil esperar mais do que isso. É bom, claro, mas é pouco perante este nojo.

domingo, janeiro 04, 2015

SÃO ROSAS, SENHOR REITOR?

Ora vejam lá este video onde eu apareço a fazer o trabalho da GNR. Sem farda mas com todo o estilo faço um auto de apreensão de mais de 7 máquinas, num estaleiro de obras do empreiteiro Rosas Construtores - que só por acaso têm estado a trabalhar ilegalmente com a cobertura da Câmara Municipal de Ílhavo e do Reitor da UA. Para já partilho aqui o video, depois tem mesmo que ir para o Facebook, porque, modéstia à parte, é de antologia! São 2 minutinhos e meio muito instrutivos!

sábado, janeiro 03, 2015

MUDAR DE VIDA - JOSÉ MÁRIO BRANCO




Amanhã vou ter um dia em grande. Logo pela manhãzinha rumo à Coutada, em Ílhavo, e vou fazer uma coisa que depois hão-de ver aqui. De manhã vou-me lembrar desta parte do FMI, que evoca quando o povo se juntou para defender os seus interesses, no Souto da Casa (Fundão). Data que ainda hoje é comemorada e alguém grita: De quem é o Carvalhal? E o povo responde em coro: É nosso!!!. Diz assim o que escreveu o José Mário Branco: "Assim mesmo, por detrás das colinas onde o verde está à espera, se levantam antiquíssimos rumores, as festas e os suores, os bombos de Lavacolhos, assim mesmo, senti um dia, a chorar de alegria, de esperança precoce e intranquila, o bater inexorável dos corações produtores, os tambores. De quem é o carvalhal? É nosso!" Aqui está o link para ouvir no youtube esta parte do FMI, que quer dizer Fundo Monetário Internacional.http://youtu.be/_Adp77ivpT8?t=18m47s .
Depois vou fazer uma caminhada nas Dunas de S. Jacinto, já tenho as azeitonas temperadinhas e levo um frasquinho de compota de figo vermelho para o piquenique. É uma organização de um amigo que esta semana lançou o desafio, via Facebook, vamos lá ver se o dia se aguenta assim bonito como o de hoje.
E à tarde ainda vou a Aveiro ver o filme Mudar de Vida, documentário sobre a vida e obra do José Mário Branco, seguido de debate com a presença de um dos realizadores. Vamos lá ver se as pernas aguentam a pedalada, porque no final disto tudo ainda vou voltar a Vagos.