segunda-feira, março 16, 2015

ELEIÇÕES NACIONAIS NA QUERCUS

No final do mês há eleições na Quercus. E há duas listas. Ficam aqui os links para cada uma das listas (clicar em cima de cada uma para o site com todas as informações) LISTA A e LISTA B. Eu bem que não queria, mas lá fiquei numa das listas, a que defende uma Quercus para todos no seu lema. Sim, porque a outra lista também defende uma Quercus para todos, e se calhar até leva longe demais essa ideia, eh eh eh.

3 comentários:

João Paulo Pedrosa disse...

Aqui fica um texto que escrevi recentemente e enviei a alguns amigos: VOTAR LISTA "B" É BOM PARA A QUERCUS?

Não fui dos primeiros a dizer o sim quando surgiu o convite para integrar uma lista que se propunha dirigir a nível nacional a Quercus nos próximos anos. Depois de muitos anos de associativismo na Quercus, com períodos mais ou menos activos, e com passagem pelas direcções dos núcleos regionais de Castelo Branco, Coimbra e Aveiro, bem como de responsável por um dos projectos mais emblemáticos da Associação, no Tejo Internacional, pensava agora deixar espaço para aparecerem outras pessoas.
Mas o João Branco, que é quem se candidata a Presidente da Direcção Nacional da Quercus, apesar das adversidades encontradas no caminho, lá foi arranjando voluntários e lá insistiu para que eu ajudasse, e pronto, lá disse que sim. Pouco depois nascia a Lista B, uma lista que se formou depois de se saber das intenções de um grupo de associados em também se candidatarem, e que são então a Lista A.

No final desta mensagem estão os links para a informação sobre as duas listas, mas porque hoje em dia o nosso tempo, o tempo de cada um, é tão limitado, pelos afazeres, pela quantidade de informação que é preciso gerir, resolvi explicar porque é importante votar na Lista B.

1. A Quercus é uma entidade associativa muito complexa, com muitos profissionais que dão resposta nalgumas áreas de actuação. Se é verdade que os projectos de conservação da natureza são aqueles mais ligados às raízes da própria Associação, existem outras áreas onde a Quercus ganhou grande destaque, como os resíduos, a energia e a educação ambiental. Mas a complexidade é alimentada também pelos muitos voluntários que estão espalhados por quase todos os distritos, por todo o trabalho voluntário que se faz, e se faz até em projectos geridos por activistas profissionais. Na Lista B temos gente que conhece bem a Quercus a nível nacional, pois foram dirigentes nacionais nos últimos anos. E temos também gente de muitos dos núcleos regionais, uns que conheço melhor do que outros. E ainda gente que conhece os projectos "profissionais", por assim dizer, por serem coordenadores ou terem trabalhado nesses projectos.

2. De norte a sul são muitas as ocorrências que levam as pessoas a fazerem denúncias à Quercus. Apesar da consciencialização ter aumentado na sociedade, e apesar de uma boa legislação, a verdade é que empresas e particulares não olham a meios para conseguirem lucros. E numa altura em que a administração pública não investe na fiscalização é muito importante que hajam associações locais que possam acompanhar de perto as situações no terreno. Na Lista B estão bem representados os núcleos regionais, pois uma das preocupações dos elementos da Lista é ajudar a que mesmo os núcleos com menos associados, com menos meios financeiros, consigam dar uma resposta aceitável nas suas regiões. Quer-se uma estrutura mais solidária internamente.

João Paulo Pedrosa disse...


3. Quando toda a sociedade se gere por um interesse financeiro, quando se põe a economia à frente de outros princípios, acho fundamental existirem movimentos cívicos que resistam, que apontem outros caminhos, que acolham as pessoas que pensam de forma diferente. A Lista B é, de facto, a mais heterogénea e certamente aquela onde será mais difícil chegar a consensos quando chegar a hora de tomar decisões. Mas é certamente a que está mais aberta à resistência, a um contra-poder cada vez mais necessário para que a nossa sociedade seja mais justa, e nessa maior justiça cabe o direito a termos um ambiente saudável e o respeito pelas outras formas de vida.

4.Velhos e novos associados, todos têm direito a participar na gestão da Quercus. Na Lista B conheço bem alguns dos seus membros, pessoas que conheço de lutas antigas, de polémicas em que participei e nem sempre estivemos do mesmo lado. Mas são pessoas que nunca baixaram os braços, que defenderam aquilo em que acreditavam. Conheço também outras de actividades mais recentes, e nelas se reconhece aquele empenho que nos junta a todos na Quercus. Uma postura que me agrada e que garante à Quercus, enquanto entidade nacional, uma salvaguarda da essência que há 30 anos juntou aqueles que decidiram fazer esta que é hoje, sem sombra de dúvidas, a maior associação nacional de conservação da natureza.

É por isto tudo, e certamente por mais algumas coisas, que votar Lista B é Bom para a Quercus. O futuro é pensado no presente, e hoje podemos decidir quem vão ser os novos dirigentes da nossa Associação, os que vão fazer a Quercus no futuro próximo, os que vão ter que tomar decisões de um dia para o outro, os que vão decidir onde investir, os que vão resolver conflitos, os que vão aparecer nos órgãos de comunicação social, os que vão estar em reuniões de outros órgãos, os que vão fazer com que a Quercus seja transparente e siga fiel aos seus princípios. Na Lista B só há pessoas em que deposito toda a confiança, e por isso digo que merecem a confiança de todos.

Anónimo disse...

olá João paulo,na procuar de artigos sobre a quercus, pois preocupa-me o que sepassa na associação que de há 20 anos sigo encontrei o seu blogue que li com atenção e surgiu-me a seguinte questão. mantem-se contenet com a lista que representa e que foi de novo eleita? Acha que há agora mais transparência nas associação? Há gente que deu muito da sua vida à quercus que afirmam que foram praticamente empurrados para sair. Sabe alguma coisa disto? Há gente que ainda l´está e que diz que tem medo de falar; também sabe alguma coisa disto? Tem alguma ideia de como a nova lista ganhou as eleições? Os sócios que votaram massivamente na lista vecedora são participantes ou limitaram-se a inscrver e votar? Há quanto tempo não se via um nº tão grande de inscrição de sócios novos na quercus como a que se verificou no ano de 2015? muito obrigado pela sua resposta de que estou certa que terei. O senhor não me conhece mas eu já ouvi falar muito de si precisamente através de sócios da quercus que tendo-o em muito boa conta se admiraram quando se juntou à lista a que se juntou. quem sou eu para me responder? sou uma pessoa interessada em apurar o que se passa e por isso tento arranjar depoimentos de um lado e de outro para saber onde inscrevo os meus filhos pois quero que desde pequeninos lutem por um mundo melhor em termos ambientais e pensava que coisas mesquinhas como estas não se passariam entre ambientalistas, mas depois de ouvir as alegações da zero onde está a maior parte do pessoal que conhecia (sou de vila franca, perto de lisboa) fiquei baralhada. A zero apenas está com dor de cotovelo de ter perdido as eleições ou houve realmente uma scensão ao poder pouco transparente por parte da lista ganhadora. O pessoal da zero queixa-se que foi maltratado de uma forma que nem os melhores ditadores, inclusive mostraram processos ganhos em tribunal e cartas realmente ofensivas, isto é o quê? Sabe o João Paulo de tal comportamento pela vossa parte ou são coisas forjadas? mas como pode então o tribunal deixar-se enganar? Não lhe dou o meu nome verdadeiro porque tmbém eu, como voluntária na quercus pouco mas participado nalgumas acç~es e até há bem pouco tempo ainda feliz só começei a pensar nestas coisas aquando do relatório de contas e da demissaõ do tesoureiro e da madalena, espero que entenda.