sexta-feira, julho 31, 2009

DIA DO COMENTÁRIO

Na Comunidade ELA, hoje é o Dia do Comentário, uma coisa que eu resolvi organizar, nada de muito difícil de fazer. Aqui ficam os links da iniciativa, e já dos resultados que foram apurados no dia seguinte:

http://noseela.ning.com/events/dia-do-comentario

http://noseela.ning.com/forum/topics/dia-do-comentario-resultados

segunda-feira, julho 27, 2009

NOVAS RECEITAS

Já está on line a receita dos rissóis de peixe, receita de família apurada ao longo dos anos, e com uma experiência bem sucedida da minha mãe na comercialização em pequena escala já lá vão uns valentes aninhos. Melhorei também a receita dos Seitans e a dos croquetes de cenoura. O melhor é confirmarem on line, já sabem que basta clicar aqui. A próxima que vou escrever vai ser a do Soysage, uma tradução que fiz de um livro americano, e é uma receita muito boa para os dias que correm, mas também para restaurantes que queiram dar uma coisa vegetariana mesmo boa.

sábado, julho 25, 2009

FOI À INSPECÇÃO E SAFOU-SE

Foi o Renault 9, que muitas vezes eu conduzo por empréstimo da minha sobrinha, à primeira ainda levou um selo vermelho, por causa dos travões, apesar de na oficina terem feito o teste e estar dentro dos valores normais. Voltei à oficina, fizeram novamente o teste e nada, tudo normal. Depois foi o próprio mecânico a levar o carro à inspecção, sem ter mexido nos travões, e desta vez a máquina já aceitou! Carro passou na inspecção sem anotações. Tem 20 anos, está transformado para funcionar também com GPL, já tem um motor diferente do original, que um dia deu o berro total e lá teve que levar outro, em 2ª mão, e tem sido um bom carro. Só não gosta do Inverno, nem frio, nem chuva!



Aqui ficam os selos que foram substituídos por um novinho em folha, e que dá para mais um ano. A questão agora é que tenho que pensar se vale a pena investir numa pintura, para devolver o carro à minha sobrinha mais bonito do que quando ela o comprou... numa altura em que já andam por aí bicicletas eléctricas tão bonitas...

quarta-feira, julho 15, 2009

BELLA, FOI EXIBIDO COM ÊXITO

Já aqui tinha feito referência a este filme, que teve exibição especial um pouco por todo o País, onde houve voluntários para divulgar as sessões especiais.
Depois do sucesso da primeira exibição, e a pedido de várias famílias, fez-se uma nova exibição. A Rita Gonçalves tinha-me enviado um texto que escreveu depois da exibição do filme, e tendo em vista uma segunda sessão e a hipótese de divulgar no Diário de Coimbra, fiz um pequeno texto para mandar para a redacção do jornal, em que usei o texto dela mas adaptei-o para a situação. Só que foi tudo em cima da hora, e esqueci-me de lhe enviar a minha sugestão, é o que dá "os sete instrumentos". Trocámos umas mensagens e ela deixa-me usar o texto, na íntegra, para colocar aqui no blogue. Aqui vai ele:

"BELLA é um daqueles filmes… por favor, caro leitor, corra para o seu clube de vídeo e alugue este filme… decerto não se irá arrepender.
“True love goes behind romance” significa que “o verdadeiro amor vai para lá do romance”; e talvez se possa e se deva acrescentar que o verdadeiro amor vai mesmo muito para lá do romance. Este filme é a definição de amor e a prova de que é possível falar de amor sem banalidades, porque o amor é muito mais que isso.
É um filme de Alejandro Gómez Monteverde e conta a história de uma pessoa face ao peso do seu passado e de outra pessoa perante um futuro assustador. Ambos, sem se aperceberem, naturalmente, vão dar a resposta que o outro precisa para viver. Respostas que não são discursos utópicos, não são demonstrações exteriores e fáceis de carinho, não são soluções imediatas e pontuais. A resposta é puro e simples amor.
“One moment can change your life forever”- “Um momento pode mudar a tua vida para sempre” porque este é um filme que fala de momentos específicos na vida de duas pessoas que alteram todo o rumo das suas vidas. Nada voltará a ser como dantes. Nesse momento, cada um foi capaz, voluntária ou involuntariamente, de pensar e de fazer o pior, o mal, mas, depois, o caminho altera-se e descobre-se a possibilidade do bem.
Não nos enganemos, existe bem e existe mal… não é nada relativo, não é circunstancial… é algo verdadeiro e eterno- existe bem e existe mal e todos nós estamos continuamente a optar entre os dois, estamos continuamente a ser postos à prova e a escolha é nossa. Este filme fala de como podemos ajudar-nos uns aos outros a fazer a boa opção, nos momentos em que não conseguimos discenir sozinhos. Fala de possibilidades e da maravilha que é poder sempre retomar o caminho certo. Nada está perdido.
Claro que um bom filme fala sempre de muitas coisas… este não é diferente. BELLA é um nome de uma criança, assim como é o adjectivo que devemos empregar ao substantivo VIDA. È a história de uma vida que parecia estar condenada à morte, mas que sobrevive… havia todas as condições para optar pela morte… havia solidão, desemprego, incapacidade… mas a vida venceu, o bem venceu… não porque fosse mais fácil, mas porque era o BEM, puro e simples.

Há sempre alguém que sofre mais do que nós, que se encontra num abismo mais profundo e que tem coragem e que tem vontade, que caminha e que ajuda os outros a caminharem. A vida não vai seguir o trilho que nós traçámos. A vida não vai ser fiel aos nossos planos, mas é o tempo que temos para provar que somos capazes, para demonstrar que o bem existe e que o escolhemos para nós."

Resta acrescentar que a segunda sessão teve muito menos gente a assistir, mas parece que a organização também não foi tão cuidada!